sábado, 19 de março de 2011

Encontrado um raro tubarão-duende rosado nas águas da plataforma galega, Espanha


O barco pesqueiro "Gonzacove I" capturou acidentalmente um "raro exemplar" de tubarão-duende (Mitsukurina owstoni), na plataforma galega, segundo informou a Coordenadoria de Estudos de Mamíferos Marinhos (CEMMA).

O exemplar é um macho, com 161 centímetros de comprimento, e foi capturado no início de fevereiro a 400 metros de profundidade.

A tripulação deu o animal para a Sociedade Galega de História Natural, localizada em Ferrol. Uma vez lá, foi feita a biometria e várias amostras foram colhidas para a conservação, dado o "grande interesse científico" do espécime. De fato, nas instalações em Ferrol se encontra a melhor coleção da fauna marinha da Galicia.

A singularidade do achado, é que só existem 73 registros catálogados em todo o mundo.

O tubarão-duende pode chegar a quatro metros e é conhecido pelo seu alongado focinho cartilaginoso "em forma de espada situado em uma curiosa boca, característica dos tubarões primitivos", explicou o CEMMA. Os paleontólogos, explicam, o relacionam com várias espécies fósseis do Cretáceo.

O primeiro espécime foi encontrado por um pescador em 1897, em Yokohama (Japão). Embora seja uma espécie distribuída por todos os oceanos, é "uma das menos conhecidas". Na Galicia foi feita uma descoberta anterior pelo mesmo barco, que está no museu de Ferrol.



Tradução: Carlos de Castro



Fonte: El Mundo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...