quarta-feira, 16 de março de 2011

Perigeu lunar: Superlua provocará alterações no clima da Terra?

A Terra estará em seu ponto mais próximo - cerca de 221.567 milhas de distância - da Lua em 19 anos em 19 de março. Alguns temem que o "perigeu lunar" afete o nosso padrão climático



A internet foi invadida em 08 de março com avisos apocalípticos de que o movimento da lua iria provocar maremotos, erupções vulcânicas e terremotos até a próxima semana.

Os teóricos da conspiração afirmam que em 19 de março, a Lua estará mais próxima da Terra do que em qualquer momento desde 1992 - apenas 221.567 milhas de distância (356.577 km) - e que sua atração gravitacional irá trazer o caos para a Terra.

No entanto, os astrônomos têm rejeitado as alegações como puro nonsense. O centro dos rumores estranhos é um fenômeno conhecido como "perigeu lunar.

A órbita da Lua em torno da Terra não é um círculo, mas uma elipse. Na sua máxima aproximação - o perigeu - a lua parece maior e mais brilhante no céu. Quando está mais longe - o apogeu - é menor e escurece.

O perigeu lunar ocorre uma vez por mês. No entanto, na próxima semana, o perigeu coincide com a lua cheia - uma combinação de eventos que acontece apenas uma vez a cada dois ou três anos.

Embora seja uma oportunidade para uma boa foto para os astrônomos, os cientistas dizem que não tem qualquer impacto na Terra.

O Dr. David Harland, historiador espacial e escritor, disse: "É possível que a Lua possa estar um ou dois quilômetros mais perto da Terra do que o normal em um perigeu, mas é um evento absolutamente insignificante. "

Mas a Internet está repleta de mentes conspiradoras de cientistas amadores advertindo que tal "Superlua" poderá perturbar os padrões do clima da terra e ainda pode causar terremotos e atividade vulcânica.

Superluas anteriores ocorreram em 1955, 1974, 1992 e 2005 - todos anos com ocorrência de eventos climáticos extremos, dizem os teóricos da conspiração.

O tsunami que matou centenas de milhares de pessoas na Indonésia aconteceu duas semanas antes de uma Superlua, em janeiro de 2005, e no dia de Natal de 1974, o ciclone Tracy devastou Darwin na Austrália.


Superluas anteriores ocorreram em 1955, 1974, 1992 e 2005 - todos os anos com ocorrências de eventos climáticos extremos


Mas Pete Wheeler, do Centro Internacional de Rádio Astronomia recebeu avisos de um apocalipse iminente com ceticismo.

"Não haverá terremotos e vulcões em erupção, a menos que já estejam acontecendo de qualquer maneira", disse a news.com.au.

"A Terra experimentará apenas uma maré baixa menor do que o normal e uma maré alta maior na época do evento, mas nada que entusiasme".

O astrônomo australiano David Reneke concordou, ressaltando que os teóricos da conspiração sempre serão capazes de encontrar um desastre natural que aponte para uma certa época e culpe uma Superlua.


Coincidência? Banda Aceh, na Indonésia, foi devastada pelo tsunami de Dezembro de 2004 duas semanas antes de uma Superlua


"Se você se esforçar o suficiente, você pode associar cronologicamente qualquer desastre natural ou um evento a qualquer coisa no céu noturno - cometa, planeta, Sol", disse.

"Lembre-se, no passado, alinhamentos planetários tirariam o Sol do lugar. Isso não aconteceu. Na maioria das vezes os astrólogos exageram". "Eu esperaria marés normais nesta previsão de Superlua".

Durante a lua cheia, o sol e a lua puxam a Terra de lados opostos - tornando as chances de todos os eventos dramáticos de maré improváveis.

Em média, a lua está a 235.000 milhas de distância. No máximo, a 248 mil milhas de distância. Durante um perigeu lunar e lua cheia, a superfície lunar pode parecer até 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante do que em outras luas cheias.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Daily Mail
OBS: Matéria publicada em 09 de março, antes do terremoto e tsunami no Japã

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...