segunda-feira, 11 de abril de 2011

Descobertas duas novas espécies de víbora na Ásia

Uma víbora verde de olhos de rubi, espécie recém-descoberta nas florestas do Vietnã e Camboja

Víbora verde de olhos de rubi pode vir a ser ameaçada por colecionadores de animais raros, teme uma das autoras da descoberta.

Uma nova espécie de serpente, chamada víbora verde de olhos de rubi (Cryptelytrops rubeus) foi descoberta no Sudeste Asiático, informa um estudo recente.

A serpente vive nas florestas próximas à Cidade de Ho Chi Mihn, e nas colinas baixas do sul do Vietnã e do Platô Langbian, no Camboja.

Cientistas coletaram as víboras verdes na Tailândia, Laos, Vietnã e Camboja entre 1999 e 2003, e as examinaram em laboratório, usando características físicas e genéticas para identificar novas espécies.

“Conhecemos essa espécie apenas por alguns poucos espécimes, e muitas poucas pessoas no mundo já viram essas serpentes”, disse a coautora do estudo Anita Malhotra, ecóloga molecular da Universidade Bangor, no Reino Unido. “Para ser honesta, sabemos muito pouco sobre o que ela faz”.

Anita e colegas também descobriram uma espécie muito semelhante com notáveis olhos amarelos, que batizaram de víbora verde das Montanhas Cardamom (Cryptelytrops cardamomensis), que habita o sudeste ad Tailândia e o sudoeste do Camboja. Ambas as espécies foram descritas na edição de janeiro do periódico Zootaxa.

A vida nas árvores é uma das razões que faz com que a víbora seja tão eficiente na digestão de suas refeições: um aparelho digestivo completo seria um obstáculo ao movimento nas alturas.

Mas a nova espécie “ocorre no solo e frequentemente busca alimento no solo”, disse Anita. “E elas ocorrem frequentemente perto dos curdos d’água, então é de se presumir que comam uma boa proporção de rãs.

Também sabemos que outras espécies aparentadas comem pequenos mamíferos, e esses animais de parentesco próximo provavelmente são muito parecidos em termos ecológicos”.

O Parque Nacional Cat Tien, no Vietnã, é uma fortaleza para a nova espécie de víbora, que habita uma área geográfica bastante pequena, onde a pressão sobre as florestas é alta, disse Anita.

Não se sabe como a serpente poderia se adaptar a outros habitats, portanto não está claro se a víbora verde de olhos rubi deve ser considerada uma espécie ameaçada.

Mas Anita e colegas espera que a serpente não se torne vítima de colecionadores de animais em busca por status.

As “rubis”, como as serpentes são chamadas, “podem ser muito vulneráveis a isso”, disse ela, “porque se trata de uma espécie muito bonita”.



Fonte:
IG

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...