sexta-feira, 3 de junho de 2011

Jacarta: Misteriosas lagartas gigantes invadem Yogya


Os moradores da região de fronteira entre Jacarta e Java Oriental disseram ter sido atacados pelo que só pode ser descrito como lagartas jumbo.

Surono, um residente da vila de Sambirejo , distrito de Gunung Kidul, disse ao Jakarta Globe na sexta-feira que as lagartas extraordinariamente grandes - cobertas de pelos longos - começaram a aparecer cerca de 10 dias atrás.

"Os moradores ficaram chocados e com medo, porque essas lagartas pareciam realmente incomuns", disse ele.

"São um pouco maiores que uma lagarta comum, mas o pelo é muito espesso". Surono disse que as lagartas inicialmente só atacaram as plantações próximas, mas nos últimos dias tinham dizimado outras árvores da área e também invadiram as casas dos moradores.

Agentes do controle de pragas recomendaram pesticidas, mas os moradores preferiram não usar por temer danos às colheitas. "Estas lagartas também não morrem facilmente com o spray", acrescentou Surono.

Surono disse que os aldeões mataram as lagartas com as mãos, apertando-as nos galhos das árvores afetadas e queimando-as. "Está quase sob controle agora", disse.

O site oficial da administração distrital disse que um surto semelhante já havia atacado uma aldeia em Ngeposari, a sudeste de Jacarta.

Um funcionário da agência florestal e agricultura da província, Sugeng Widodo, disse que coletou amostras para realização de pesquisas de laboratório, mas ainda não tinha aparecido nenhuma informação sobre as criaturas incomuns.

Desde março, milhões de lagartas peludas apareceram em pelo menos cinco subdistritos em Probolinggo na costa norte de Java Oriental, invadindo os campos e as casas.

Além das queimaduras nos moradores, as lagartas também destruíram mais de 8.800 mangueiras - principal produto agrícola do distrito.


Tradução: Carlos de Castro



Fonte:
The Jakarta Globe

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...