terça-feira, 27 de setembro de 2011

Descoberto no fundo do Atlântico tesouro da Segunda Guerra

SS Gairsoppa


O navio está a uma profundidade maior que a do Titanic

Ele jaz submerso a 4.700 metros


Caçadores de naufrágio americanos anunciaram a descoberta de um tesouro avaliado em cerca de R$ 440 milhões. São 200 toneladas de prata.

Trata-se do maior tesouro de metais preciosos já descoberto em naufrágios. Os destroços do SS Gairsoppa foram encontrados no fundo Atlântico pela empresa americana Odyssey Marine.

O Gairsoppa era um navio mercante inglês afundado por um U-boat alemão, em 1941, na costa da Irlanda.

Estima-se que a empresa ficará com 80% do tesouro e o governo britânico com o restante. Somente um dos 85 tripulantes sobreviveu ao trágico fim do Gairsoppa.

Movido a vapor, o Gairsoppa foi atingido por um torpedo lançado pelo submarino alemão quando tentava chegar à Irlanda. Seu destino final era a Inglaterra, onde entregaria uma carga de prata embarcada da Índia.

Nada da viagem do Gairsoppa, porém, correu bem. Ele fugia do mau tempo e buscava abrigo no porto irlandês de Galway quando foi detectado e afundado pelo submarino alemão. Os U-boats alemães patrulhavam o Atlântico em busca de navios britânicos para afundar.

Dos 85 tripulantes, três conseguiram escapar num bote salva-vidas e chegaram à costa da Cornualha, na Inglaterra, duas semanas depois. Mas, devido à exaustão, dois homens morreram antes de o pequeno bote alcançar a terra firme.

O navio está a uma profundidade maior que a do Titanic. Ele jaz submerso a 4.700 metros, a cerca de 500 quilômetros da costa irlandesa.

Os destroços foram localizados há alguns meses, mas só na semana passada houve a confirmação de que se tratava mesmo do Gairsoppa. A operação para resgatar a preciosa carga só deverá começar em 2012. Devido à profundidade, toda a operação será realizada por submarinos robôs.



Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...