Nixon e Charles "Bebe" Rebozo
Richard Nixon foi um dos mais polêmicos presidentes dos EUA. Agora, 17 anos após a sua morte, volta a dar que falar.
'Os segredos obscuros de Nixon' é a nova biografia da autoria de Don Fulsom – um veterano jornalista de Washington que cobriu de perto os anos de Richard Nixon na presidência –, e lança a polêmica com graves acusações. Nesta nova análise à vida do ex-presidente, Fulson garante que `Dick´ tinha um problema com o álcool, batia na mulher e tinha ligações a conhecidos mafiosos norte-americanos.
Mas a mais chocante acusação envolve o seu suposto relacionamento com o mafioso Charles `Bebe´ Rebozo, com o qual tinha uma relação pública de amizade – Rebozo foi inclusivamente capa da revista LIFE sob o título “O melhor amigo do Presidente Nixon”.
Perante as suspeitas de que existiria algo mais do que uma simples relação de amizade, Fulsom entrevistou pessoas próximas de Nixon, inclusivamente agentes do FBI.
Para o autor, a relação do presidente republicano com a sua esposa Pat era uma farsa. Bebia compulsivamente – alguns funcionários da Casa Branca apelidavam-no de “o nosso bêbado” – e insultava a mulher, que dormia num quarto separado.
Durante as habituais férias no complexo de Key Biscaine, Pat nem sequer dormia no mesmo edifício que Nixon. Já Charles Rebozo, visitante habitual, dormia na casa do lado.
Os relatos são variados e indiciam que a relação entre os dois era mais do que uma simples amizade. Durante um jantar em Washington, um repórter da revista Time ter-se-à ajoelhado para apanhar um garfo que havia caído ao chão. Por baixo da mesa, Nixon e Rebozo davam as mãos.
A suposta homossexualidade de Nixon contrasta com a sua atitude homofóbica: “as pessoas de São Francisco são a coisa mais amaricada que possa imaginar. Não consigo sequer apertar-lhes a mão”, afirma numa gravação que foi publicada em 1999.
E acrescentou: “Sabe o que aconteceu aos romanos? Os últimos seis imperadores eram maricas (...) Olhe-se para as sociedades mais fortes, os russos, acabaram com eles. Homossexualidade, droga e imoralidade são os grandes inimigos das sociedades sólidas”.
O livro será lançado no próximo mês nos Estados Unidos e promete juntar mais uma polêmica à já longa lista de escândalos de Richard Nixon.
Fonte: Sábado
Nenhum comentário:
Postar um comentário