quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bosque pré-histórico na China







Numa mina ao norte da China foi desenterrado um bosque com 300 milhões de anos que foi conservado sob cinza vulcânica. Este achado fossilizado permitiu reconstruir a estrutura de um bosque primitivo do Pérmico, uma época geológica anterior à dos dinossauros.

Este bosque foi descoberto por investigadores chineses e norte-americanos, numa mina de carvão da Mongólia. A descoberta foi datada em 298 milhões de anos, quando começou o Pérmico.

Os investigadores deste projeto reconstruíram a estrutura e a ecologia do espaço vegetal para saber como se distribuíam as plantas no bosque originário. Foram identificados seis grupos de plantas, entre as quais os fetos arborescentes e espécies dos grupos Cordaite, Sigillaria e Noeggerathiales.

A extensão do bosque desenterrado atinge os 1.000 metros quadrados, permitindo concluir que as espécies não se distribuíam de forma homogénea, pelo que, em cada zona, predominavam mais algumas espécies vegetais do que outras.

Para os investigadores, esta descoberta permitiu conhecer mais pormenores sobre os ecossistemas antigos e, consequentemente, conhecer melhor a vegetação atual.


Fonte: Canal de História

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...