Visão potente captaria mais luz e perceberia proximidade de predador. Segundo estudo, lula gigante ganha tempo para preparar a fuga.
Lulas gigantes tem olhos do tamanho de uma bola de basquete para fugir de predadores maiores, como as baleias cachalotes.
A conclusão é de um estudo publicado na quinta-feira (15) na revista científica "Current Biology".
Segundo os pesquisadores, os olhos enormes são capazes de captar mais luz e de detectar pequenas diferenças de contraste na água turva do oceano profundo.
Deste modo, seria possível perceber a aproximação da cachalote, já que ela agita microorganismos bioluminescentes presentes na água.
"A predação por baleias grandes e com dentes levou ao surgimento de gigantismo nos olhos destas lulas", afirmou Sonke Jonhsen, biólogo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, responsável pelo estudo.
A luz emitida por estes microorganismos seria percebida pela visão poderosa da lula gigante a uma distância de até 120 metros.
No entanto, antes mesmo deste ponto, o sonar da cachalote já seria capaz de detectar o molusco. Por isso, enxergar bem ajudaria a lula a planejar uma fuga.
Para chegar à conclusão, a equipe de cientistas analisou o tamanho dos olhos da lula gigante, a claridade da água e a quantidade de luz disponível nas profundidades onde o molusco é encontrado - entre 300 e 1000 metros.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário