sábado, 1 de setembro de 2012

Gorilas fotografados destruindo armadilhas em Ruanda





Dois gorilas das montanhas de Ruanda foram fotografados desarmando armadilhas artesanais montadas por caçadores furtivos, dias depois de uma fêmea ter morrido ferida numa delas.


A equipe do Dian Fossey Gorilla Fund ficou surpreendida quando descobriu que o par de gorilas conhecidos como Dukore e Rwema andava estragando as armadilhas.


“A nossa equipe de campo observou vários jovens gorilas do grupo de Kuryama destruindo armadilhas!”, escreveu no blogue da organização a coordenadora do programa Verónica Vecellio, citada pelo jornal britânico The Daily Mail.


Os gorilas começaram a agir depois de verem John Ndayambaje, o coordenador de campo, desativando um dos engenhos. 


“Esta é a primeira vez, em absoluto, que vemos gorilas jovens procedendo desta forma”, disse Vecellio à National Geographic. “Podemos confirmar com orgulho que os gorilas também estão a desempenhar um papel” na proteção da espécie.


A gorila que morreu nas armadilhas furtivas chamava-se Ngwino e foi encontrada pelos trabalhadores do Volcanoes National Park com uma gangrena provocada por ferimentos no ombro que se deslocou quando tentava libertar-se das cordas. As armadilhas destinam-se à captura de antílopes, mas por vezes apanham primatas. 



Fonte: Sábado

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...