Novas imagens da Nasa mostram o Apophis / Ho/Nasa/AFP
As chances de impacto são menos de uma em um milhão, o que deixa os
estudiosos confortáveis para afirmar que a colisão não ocorrerá.
Cientistas da Nasa descartaram a possibilidade do asteroide Apophis se chocar com a Terra em 2036. A aproximação do astro na
quinta-feira permitiu novas observações e a hipótese do impacto - que
teria a força de 25 mil explosões atômicas como a de Hiroshima - foi
descartada.
"Com os novos dados fornecidos pelo Novo México Instituto de Mineração e Tecnologia e do Pan-STARRS, juntamente com os dados recentes fornecidos pelo Sistema Radar Goldstone Solar, descartamos definitivamente um impacto com a Terra por Apophis em 2036", afirmou Don Yeomans, gerente do escritório da NASA.
"As chances de impacto são menos de um em um milhão, o que nos deixa confortáveis para garantir que o choque não ocorrerá. Nosso interesse no Apophis vai ser essencialmente científico", afirmou.
Quando foi observado pela primeira vez, em 2004, os cientistas calcularam em 2,7% a probabilidade de uma colisão catastrófica com a Terra em abril de 2029, mas novas estimativas afastaram o risco, ao prever que, nesta data, ele passará a 36 mil quilômetros.
Em 15 de fevereiro, receberemos a visita de outro asteroide, o 2012 DA14. Menor do que Apophis, com 57 metros de diâmetro, ele passará a apenas 34.500 km, o que significa que atravessará a órbita dos satélites geoestacionários.
Fonte: Band

Nenhum comentário:
Postar um comentário