quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Astrônomos tentam encontrar explicações para a Estrela de Belém



Há décadas os astrônomos discutem teorias que justificariam a existência da Estrela de Belém, uma das imagens mais fortes na tradição do Natal. 


De acordo com a história bíblica, a pergunta é: será que algum evento cósmico real ocorreu diante dos olhos dos Três Reis Magos, no local onde nasceu Jesus?


Levando-se em conta que a história da estrela na Bíblia seja verdadeira, o astrônomo David Hughes, da Universidade de Sheffield, decidiu estudar o assunto e hoje ele é um dos especialistas nesta questão. 


De acordo com sua teoria, os três reis seriam sábios religiosos de um grupo de astrônomos da Babilônia antiga. 


Hughes acredita que a estrela de Belém provavelmente não era uma estrela, mas sim um fenômeno relacionado a mais do que um único evento.


De acordo com o pesquisador, a Bíblia relata que os Magos contaram ao rei Herodes sobre o sinal que tinham visto e, segundo Hughes, "quando saíram de Jerusalém para Belém, eles viram algo de novo".


O pesquisador acredita que possa ter acontecido um alinhamento entre o Sol, a Terra, Júpiter e Saturno, algo conhecido como a conjunção tripla entre Júpiter e Saturno. 


O evento teria ocorrido na constelação de Peixes e, para os os astrônomos da Babilônia há 2.000 anos, isso teria sido o sinal de algo muito significativo.


Contudo, a explicação mais comum para a estrela de Belém é a de que ela seria um cometa brilhante. O registro mais antigo de uma aparição de um cometa brilhante é de 5 a.C, na constelação de Capricórnio, relatada por astrônomos na China. 


Outro candidato menos provável, é o cometa Halley, que esteve visível por volta do ano 12 a.C. Contudo, pesquisadores divergem sobre isso, pois, antigamente, os cometas eram associados a maus presságios como mortes e desastres.


Também existe a teoria de que a estrela de Belém fosse a luz do nascimento de uma nova estrela. Há registros de uma estrela nova na pequena constelação de Áquila, em 4 a.C. 



De acordo com Robert Cockcroft, gerente do planetário McCallion, da Universidade McMaster, no Canadá, uma estrela nova teria dado aos Três Reis Magos algo para seguir.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...