quinta-feira, 7 de março de 2013

Milhares de tubarões invadem as praias da Flórida e espantam os banhistas







Os frequentadores das praias da Flórida, nos Estados Unidos, precisam pensar duas vezes antes de entrar no mar pelas próximas semanas. Grupos de tubarões tomaram conta das águas da região, e é possível ver os animais da areia, na beira da água.


De acordo com o site Palm Beach Daily News, os tubarões estão migrando para o sul, onde passarão o inverno. O salva-vidas Craig Pollock, que trabalha na praia de Midtown, disse que avistou os animais pela primeira vez na terça-feira. Desde então, bandeiras vermelhas foram colocadas na praia para sinalizar a presença dos predadores.


- Eles estavam frenéticos e nadando por toda a extensão da praia. Estavam praticamente na areia - observou Craig.


De acordo com o salva-vidas, os tubarões não ficam restritos a uma praia, apenas. De qualquer maneira, os banhistas estão proibidos de entrar na água quando os animais estiverem nadando por lá.


- Às vezes eles podem estar em Midtown e não em Phipps, ou podemos fechar a praia em Phipps, mas manter Midtown aberta. Isso depende apenas de onde estão os tubarões naquele dia. Às vezes, mantemos a praia fechada por algumas horas, outras vezes o dia inteiro - explicou.


Laura Petrillo, moradora da região, disse que nem cogitava entrar na água, com os tubarões por lá.


- Eu sou de Nova Jersey e foi a primeira vez que vi as bandeiras vermelhas, então fiquei um pouco assustada. É um belo dia, então fiquei um pouco desapontada por não poder entrar na água, mas vi uma barbatana para fora, então sei que eles estão por ali - disse ela.



Stephen Kajiura, especialista em tubarões e professor da Florida Atlantic University, tem monitorado os animais no condado de Palm Beach, na Flórida desde 2011.


- Quando entramos em março, temos dezenas de milhares de tubarões próximos ao continente.


O especialista afirmou que, durante uma expedição, chegou a identificar uma média de 1.000 tubarões por metro quadrado. Há tubarões-martelo, lixa, limão, tigre, touro...


- Se você fosse um banhista, ali, provavelmente estaria a menos de 20 metros de um tubarão.


Para alívio dos moradores da região, os tubarões não são muito chegados a carne humana e já que a água é bem clara, eles conseguem distinguir um ser humano de um jantar em potencial.


Robert Borrego, médico em um hospital da região, disse que atendia entre cinco e seis pessoas mordidas por tubarão, todos os anos. A maioria, ferimentos sem gravidade.




Fonte: Extra Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...