sábado, 20 de abril de 2013

Esquecidos ciganos de Jerusalém

 Foto antiga documenta cultura cigana Terceiro / Reprodução


Comunidade centenária que vive na Terra Santa sofre com isolamento, pobreza e analfabetismo. Além de melhorar as condições sociais, ativistas querem preservar uma cultura milenar.


Eles se denominam dom, que significa “homem” em sua língua tradicional, ou domari. Entre os árabes, porém, são chamados pejorativamente de nawar: os sujos. 
 
 
Estigmatizados e isolados, os ciganos de Jerusalém enfrentam o analfabetismo e a pobreza na cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos. 
 
 
A comunidade centenária, que hoje conta apenas com 1,7 mil pessoas, começa a se abrir para o mundo na tentativa de salvar sua cultura e ser reconhecida como uma etnia à parte em meio ao interminável conflito entre israelenses e palestinos.
 
 
— Ninguém nos aceita realmente. Para os árabes, somos diferentes. Já para os judeus, somos árabes. Vivemos um dia a dia de discriminação e isolamento — conta a ativista cigana Amoun Sleem, fundadora da Sociedade Domari de Ciganos de Jerusalém, a primeira ONG cigana de Israel, criada em 2004.


Se os ciganos de Jerusalém são um pequeno grupo em meio aos 700 mil moradores da cidade, não estão sozinhos no Oriente Médio. Há cerca de 2,2 milhões de ciganos em toda a região. 


O maior número pode ser encontrado no Egito (mais de 1 milhão). Mas também há comunidades no Iraque, na Síria e na Jordânia, entre outros países. 


Esse número também inclui algo entre três e seis mil ciganos palestinos na Faixa de Gaza e outros dois mil na Cisjordânia. Enquanto os primos europeus, os roma, professam o Cristianismo, eles são muçulmanos. E a ascendência indiana pode ser vista nos traços do rosto e na cor da pele.


As origens dos ciganos de Jerusalém ainda é envolta em mistério. A comunidade não tem história escrita, apenas folclore oral. 


A maioria dos pesquisadores concorda que eles são descendentes dos ciganos do Noroeste da Índia, um povo nômade que surgiu há cerca de 1,5 mil anos e que posteriormente se espalhou por todo o mundo. Além dos ciganos do Leste Europeu, também há comunidades na Austrália e nas Américas (no Brasil, são cerca de 1 milhão de pessoas).



No caso do Oriente Médio, as primeiras migrações parecem datar do século XI. Chegaram em Jerusalém em meados do século XIX. Depois disso, as caravanas com nômades vestidos com roupas típicas ficaram no passado. Os ciganos da Terra Santa são há tempos sedentários.


Metade da comunidade de Jerusalém vive dentro da Cidade Velha, numa área de um quilômetro quadrado dividida em quatro bairros onde ficam os principais pontos sagrados da cidade, como o Muro das Lamentações. 


A outra metade vive no bairro de Shuafat, próximo à Cidade Velha. Estes ciganos se vestem e se comportam como o resto da população árabe-israelense da cidade.


— Temos medo de parecer diferentes nas ruas. Por isso, acabamos assimilando os costumes locais e perdemos, aos poucos, os nossos. É uma pena — diz Amoun Sleem. — Quero recuperar o orgulho do meu povo.


No passado, os ciganos dom de Jerusalém eram reconhecidos treinadores de cavalos, ferreiros ou alfaiates. As mulheres eram renomadas cantoras, dançarinas e artistas de rua. Porém, alguns praticavam pequenos furtos ou mendigavam.


O estereótipo do cigano como trapaceiro — acentuado por séculos de boatos sobre misticismo e obscurantismo — acabou se fortalecendo, assim como o preconceito. Hoje, 65% deles estão desempregados, 80% são analfabetos e quase todos vivem abaixo da linha de pobreza.


O líder da comunidade, o Mukhtar Abed Alhakim Salim, garante que os furtos e a mendigagem ficaram para trás. Ele afirma que só uma mulher cigana continua a pedir dinheiro nas ruas de Jerusalém.


Ela se chama Amal Nimer, tem 47 anos e 12 filhos, mas não tem carteira de identidade nem direito a seguro-desemprego ou plano de saúde. Sua filha, Suhah, de 16 anos, ainda é analfabeta.


Para tentar ajudá-las, o Mukhtar apelou para o prefeito de Jerusalém, Nir Barka. Mais de 50% das crianças não frequentavam escolas em 2011. 


Barkat concedeu bolsas de estudos a cem jovens ciganos entre 2011 e 2012, além de financiar aulas de alfabetização para adultos. Hoje, só 20% das crianças circulam pelas ruas durante horário escolar.


— Não somos mais cantores e dançarinos, mas não gozamos da modernidade. A situação é grave — diz Abed Alhakim Salim.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...