quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Espada encontrada na Sibéria teria pertencido a Ivan, o Terrível










Uma rara espada do século XII, feita na Alemanha, ornamentada na Suécia e encontrada acidentalmente na Sibéria, em 1975, teria pertencido ao czar Ivan IV da Rússia, o Terrível (1530-1584). 


É o que sugeriram, neste ano, alguns especialistas, que acreditam que a espada, presenteada ao temido e venerado governante russo durante a conquista da Sibéria, teria sido utilizada neste mesmo conflito, o que tornaria a descoberta arqueológica mais importante da história siberiana.


Em sua lâmina, de mais de um metro de comprimento, estão registradas as inscrições que foram decodificadas por especialistas russos. No verso está escrito: “Em nome da Mãe de nosso Salvador Eterno e Eterno Senhor Jesus Cristo”; e em seu reverso: “Em Nome do Todo Poderoso”.


Segundo os historiadores, a espada pode ter pertencido ao arsenal de Ivan, o Terrível, e teria sido levada à Sibéria pelo lendário Iván Kolsto durante a conquista da região. 


A arma, atualmente em posse do Instituto de Arqueologia e Etnografia de Novosibirsk, teria sido sequestrada de Kolsto por um inimigo e guardada como troféu de guerra, ou muito bem escondida pelo próprio guerreiro ao final de uma batalha desfavorável.


Essa hipótese se sustenta no fato de a descoberta ter acontecido na base de uma árvore no estepe de Baraba, a menos de 3 km de onde se acredita que Koltso tenha morrido. Terá ele escondido a espada como último gesto de veneração ao czar antes de morrer? 


Terá ele sido assassinado com sua própria arma? Qualquer dessas possibilidades sugere que, acidentalmente, em meio a uma exploração de rotina, tenha aparecido um dos objetos de maior valor história dos últimos séculos na história russa.





Fonte: History

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...