quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cientistas descobrem crustáceo venenoso que derrete e suga suas presas



Remípede Speleonectes tulumensis é cego e usa um composto que derrete suas presas. Bjorn von Reumont/Natural History Museum


Espécie cega foi encontrada nas cavernas submarinas no Caribe; veneno é semelhante ao da cobra cascavel.
 
 
Cientistas encontraram o primeiro crustáceo venenoso, uma criatura que parece uma centopeia e vive em cavernas submarinas no Caribe, nas Ilhas Canárias, e na costa oeste da Austrália, e se alimenta de outros crustáceos.
 
 
O remípede Speleonectes tulumensis é cego e usa um composto que derrete suas presas, semelhante ao veneno da cobra cascavel. O veneno contém um coquetel complexo de toxinas, incluindo enzimas e um agente paralisante. A descoberta foi divulgada na publicação científica Molecular Biology and Evolution.


O crustáceo rompe os tecidos do corpo da presa com seu veneno e suga o líquido de seu exoesqueleto. "Eles têm pernas robustas e preênseis, que lembram agulhas hipodérmicas" disse à BBC Brasil Ronald Jenner, coautor do estudo e zoologista no Museu de História Natural de Londres.


"As pontas das pernas são ocas e têm uma abertura, como nas agulhas. Essas pernas contém um reservatório de veneno rodeado por músculos. Acreditamos que quando esses músculos se contraem, o veneno é empurrado e injetado na presa".



Animais peçonhentos

 
"Os resultados desse estudo ajudam a melhorar a nossa compreensão sobre a evolução dos venenos dos animais", disse Jenner.


"Essa técnica de se alimentar, semelhante a de uma aranha, é única entre crustáceos. Esse veneno é claramente uma forma de adaptação para essa espécie cega que vive em cavernas pobres em nutrientes."


O grupo dos crustáceos é bastante numeroso e faz parte do filo de animais invertebrados artrópodes. Entre os crustáceos estão o camarão, a lagosta e o caranguejo.


A maioria vive na água, mas alguns, como o oniscídea, ou tatuzinho como é conhecido popularmente, vivem em terra.


Bjoern von Reumont, também do Museu de História Natural, comentou: "Esta é a primeira vez que vimos veneno sendo usado em crustáceos, e o estudo adiciona um novo grupo importante para a lista de animais peçonhentos."


"Venenos são especialmente comuns em três dos quatro principais grupos de artrópodes, como insetos. Crustáceos, no entanto, são uma notável exceção à regra."


"Apesar da variedade, até hoje não se conhecia nenhuma das cerca de 70 mil espécies descritas de crustáceos como sendo venenosa", disse von Reumont.



Fonte: IG

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...