sexta-feira, 21 de março de 2014

Cerca de um milhão de britânicos vivos são descendentes de Vikings





Quase um milhão dos britânicos vivos hoje são descendentes de Vikings, o que significa que um em cada 33 homens. 


Um estudo genético realizado pela empresa Britains DNA e divulgado pelo “Daily Mail” comparou os marcadores de cromossomo Y no DNA, passados de pai para filho, em mais de 3.500 homens para seis padrões de DNA que raramente são encontrados fora da Escandinávia e estão associados com os guerreiros nórdicos.


Registros estimam que os primeiros barcos Vikings chegaram à Grã-Bretanha em 793dC e que os Vikings governaram partes da Inglaterra até a batalha de Stamford Bridge, em 1066. 


Os principais resultados da pesquisa incluem homens das ilhas de Shetland (29,2%) e Orkney (25,2 %), densamente povoadas por homens do norte na Era Viking, que são mais propensos a ter a linhagem em seu DNA. 


O Sul da Escócia, em Yorkshire (5,6%) e o Norte da Inglaterra (4%) são as áreas mais importantes do país para a ascendência Viking, com mais de 300 mil homens capazes de reivindicar descendência direta - quase 1/3 dos descendentes. 


Já a Irlanda, por onde os Vikings chegaram, onde desembarcaram pela primeira vez, tem muito pouco sinal de contribuição genética deles, com apenas 1,4% dos homens da Ilha Esmeralda com propensão a esta ligação.


- Apesar de ter mais de mil anos, o legado Viking ainda continua forte na Grã-Bretanha e Irlanda - disse Jim Wilson, cientista-chefe da BritainsDNA. 


- A pesquisa sugere que a concentração de sangue nórdico é bastante variável, mas, como o cromossomo Y se refere apenas à população masculina do país e apenas a uma linhagem ancestral de cada homem, há uma possibilidade muito real de que muitos mais de nós estejam relacionados com os Vikings.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...