quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Anatomia de pássaros revela que a evolução pode 'voltar atrás'


 
 
Novo estudo mostra que a evolução pode ser reversível.
 
 
Um estudo recente que analisou os 'pulsos' de pássaros modernos descobriu a presença de um osso 'diferente' - o mesmo osso que estava presente em alguns dos primeiros dinossauros e que os últimos dinos perderam quando evoluíram e se tornaram pássaros. Ou seja, a evolução teria 'sumido' com esse osso e voltado atrás, fazendo com que ele reaparecesse em pássaros.


Nos ancestrais dos próprios dinossauros os pulsos eram robustos, com pelo menos 11 ossos. Quando começaram a aparecer dinossauros que andavam sobre duas patas, as patas dianteiras e seus pulsos não precisavam mais aguentar tanto peso e se tornaram mais fracos e ágeis.


A ideia das patas dianteiras agora era manipular presas - e, para isso, só precisavam de três ossos. Entre os ossos desaparecidos estava um que os cientistas chamam de pisiforme.


O cientista Alexander Vargas, da Universidade do Chile, começou a comparar embriões de aves e compará-los com fósseis, para ver se encontrava traços ancestrais nas aves normais.


Ele descobriu que quando dinossauros carnívoros evoluiram para pássaros a junta do 'pulso' na asa, entre os segmentos mediano e final, se modificou, para aumentar a flexibilidade da asa. E isso incluiu a volta de um osso no mesmo lugar do pisiforme, que os anatomistas chamam de úlnara, para dar mais força à asa.


Analisando a úlnara, Vargas percebeu que se tratava, na verdade, da volta do pisiforme.


Isso desafia a teoria do biólogo Louis Dollo que, no século 19, afirmou que a evolução era irreversível. Asssim que uma estrutura é perdida não seria possível recuperá-la.



Não é a primeira vez que a lei de Dollo é desafiada. Há uma espécie de rã nativa da América do Sul que perdeu seus dentes e 'voltou atrás' após 200 milhões de anos, quando indivíduos passaram a desenvolvê-los novamente.
 
 
 
 
Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...