A oeste da Escócia, a cerca de 18 milhas da Ilha de Lewis, existe um
grupo de ilhotas conhecidas como Flannans. A maior das Ilhas Flannan,
Eilean Mor (Ilha Grande no idioma Gaélico), tem apenas 39 acres de
extensão, erguendo-se a 288 pés acima do tempestuoso Mar do Norte.
Esse trecho era traiçoeiro para os navegadores, especialmente quando as tormentas deixavam o mar agitado e nevoeiros comprometiam a visibilidade.
Esse trecho era traiçoeiro para os navegadores, especialmente quando as tormentas deixavam o mar agitado e nevoeiros comprometiam a visibilidade.
Várias embarcações acabaram perdendo seu referencial se
chocando com as rochas negras ou com a costa acidentada. Para auxiliar
os marinheiros, foi decidida a construção de um farol de 74 pés (22,5
metros) na Ilha de Eilean Mor.
O ano era 1899. O farol deveria lançar um feixe de luz a cada 30 segundos emanando um raio luminoso com a potência de 140,000 velas a uma distância de 24 milhas, para guiar embarcações contornando Cape Wrath e a caminho de Pentland Firth. A construção foi difícil, mas um ano depois, o farol foi concluído e já estava em operação na ilha.
Uma equipe de três guardiões foi contratada para operar e realizar a manutenção do equipamento. Era um trabalho simples, marcado pelo isolamento e longos períodos de solidão.
O ano era 1899. O farol deveria lançar um feixe de luz a cada 30 segundos emanando um raio luminoso com a potência de 140,000 velas a uma distância de 24 milhas, para guiar embarcações contornando Cape Wrath e a caminho de Pentland Firth. A construção foi difícil, mas um ano depois, o farol foi concluído e já estava em operação na ilha.
Uma equipe de três guardiões foi contratada para operar e realizar a manutenção do equipamento. Era um trabalho simples, marcado pelo isolamento e longos períodos de solidão.
Os homens contratados para o serviço eram
experientes e cumpriram seu trabalho a corretamente. Eles tinham uma
casa, suprimentos e passavam as noites jogando cartas enquanto mantinham
a vigília.
Em 15 de dezembro de 1900, apenas alguns dias depois de completar o primeiro aniversário de operação do farol, o Capitão Holman do vapor Archtor, a caminho de Leith, Escócia, percebeu que a luz estava apagada.
Em 15 de dezembro de 1900, apenas alguns dias depois de completar o primeiro aniversário de operação do farol, o Capitão Holman do vapor Archtor, a caminho de Leith, Escócia, percebeu que a luz estava apagada.
O mar estava forte, e furioso com o desleixo,
Holman enviou uma mensagem para o quartel general da Cosmopolitan Line
Steamers, empresa responsável pelo serviço.
A central tentou entrar em contato com um grupamento marítimo em Galen Rock, para que este averiguasse o que havia acontecido, mas uma forte tempestade havia cortado as comunicações. Nas noites seguintes, as embarcações que passaram pela área perceberam que a luz permanecia apagada.
A central tentou entrar em contato com um grupamento marítimo em Galen Rock, para que este averiguasse o que havia acontecido, mas uma forte tempestade havia cortado as comunicações. Nas noites seguintes, as embarcações que passaram pela área perceberam que a luz permanecia apagada.
Um grupo foi organizado para seguir até o farol em 20 de dezembro, mas
as incessantes tempestades dificultavam a saída do porto. Um dos botes
que levava o grupo quase virou e eles resolveram desistir até que as
condições do tempo melhorassem.
Em 21 de dezembro, algumas pessoas
disseram ter visto o farol se acender, mas por um curto espaço de tempo.
Aparentemente, a equipe estava enfrentando algum problema com o
funcionamento do equipamento.
No dia 26, logo após o Natal, a tripulação de um mercante passando perto
da ilha, soou uma buzina saudando o farol e em seguida disparou um
sinalizador.
Nenhuma das duas tentativas de contato obteve resposta -
embora um dos marinheiros que observava a ilha com binóculos tenha dito
que viu movimento na praia rochosa. Ao chegar ao seu destino, o capitão
pediu que uma equipe fosse enviada para investigar.
O mar ainda estava bravio, mas permitia a aproximação de um bote a remo.
Atracando na costa, o faroleiro Joseph Moore, que fazia parte da equipe
mas estava de folga, encontrou a porta da casa que servia de abrigo
trancada por dentro.
Ele chamou e bateu palmas, mas não obteve resposta
de ninguém no interior. Preocupado, ele arrombou a porta com certa
dificuldade, pois havia uma barricada improvisada barrando o acesso.
Na
cozinha, Moore descobriu que o fogo da lareira havia queimado sem parar.
Na sala, percebeu que o relógio da parede havia parado às 2 horas. Nos
quartos não havia sinal de seus companheiros e as lareiras estavam
apagadas a tempo. Os vigias James Ducat, Thomas Marshall e Donald
McArthur haviam simplesmente desaparecido.
Assustado, Moore chamou pelos seus colegas uma vez mais, mas não "teve
nervos" para caminhar até o farol e ver se eles estariam lá dentro. Ele
preferiu voltar para o barco a remo e retornar mais tarde acompanhado.
Uma equipe de resgate composta de quatro homens e mais um capitão foi
rapidamente organizada em Galen Rock e seguiu para investigar.
A equipe escreveu o seguinte relatório, sobre o que encontrou:
"... as lâmpadas estão limpas e o
equipamento em perfeito estado de funcionamento. Há combustível para a
acionamento do farol e ele parece estar preparado para utilização. Na
sala de operações, encontramos uma cadeira caída perto da mesa. Havia um
baralho espalhado pelo chão e uma garrafa quebrada.
No alojamento abrimos os armários onde encontramos roupas
pertencentes aos guardiões. Duas capas de chuva e um par de galochas
estão faltando.
O telhado da casa parece ter sido atingido com força pela tempestade e
apresenta goteiras em vários pontos. Móveis foram movidos fora da
posição original, segundo Moore que esteve aqui na véspera do dia 13 de
dezembro. A pistola de sinalização não foi encontrada, nem os apitos de
sinal.
A casa de barcos, foi seriamente avariada pela tempestade. O bote foi
danificado, boias estavam espalhadas para todo lado e o equipamento que
era mantido ali foi revirado. Não há nenhum sinal dos empregados do
farol. Apesar da bagunça, não há nenhum indício de luta ou
desentendimento".
Imediatamente um telegrama foi enviado para William Murdoch, Secretário responsável pelo funcionamento dos faróis na área – “Um
terrível acidente aconteceu em Flannans. Os três vigias do farol:
Ducat, Marshall e o temporário (McArthur) desapareceram. Nós vasculhamos
a ilha toda e não encontramos sinal deles. Sumiram da face da Terra!”
A notícia rapidamente se espalhou e a tragédia apareceu no Highland News com a manchete: DESASTRE NAS ILHAS FLANNAN: MAIS UM MISTÉRIO SEM SOLUÇÃO.
Os jornais foram rápidos em conectar o estranho acontecimento a duas
tragédias que haviam ocorrido recentemente.
Em abril um vigia havia
escorregado nas escadas perto da casa de barcos e sofreu uma queda em
que quebrou o pescoço. Em agosto um barco a remos que se aproximava de
Eilean Mor virou e quatro homens se afogaram na água gelada.
Mas aquela tragédia era ainda mais bizarra, sobretudo porque ninguém sabia o que realmente havia acontecido.
Segundo Moore, o último a ver seus companheiros com vida, pouco antes de
deixar o farol para sua folga, tudo estava tranquilo. Ele disse que
seus companheiros estavam agindo da forma normal e que o estado de ânimo
era bom. Nenhum deles parecia incomodado ou infeliz.
Especulou-se que James Ducat em sua última visita a costa, pouco menos
de um mês antes do desaparecimento, havia reclamado de seu trabalho. Ele
resmungou que não gostava de ficar em Eilean Mor e afirmava que o lugar
não era "bom para seus nervos".
Para muitos, ele havia tido uma espécie
de premonição sobre o que estava para acontecer. Ducat havia enviado um
pedido a Robert Muirhead, supervisor de faróis, para ser transferido
para outra função. Muirhead insistiu entretanto para que o empregado
continuasse na função, ao menos até o próximo ano, até um substituto
seria providenciado.
Para um vigia de farol, a vida tende a ser solitária e pacífica, mas
para a equipe na Ilha de Flannan as coisas nunca foram muito tranquilas.
Para sobreviver eles tinham que lidar com um clima constantemente
furioso, tempestades de vento cortante e o frio absoluto eram seus
companheiro habituais.
Os homens tinham suprimentos, mas precisavam
pescar e cuidar de sua própria horta. Eles precisavam também realizar
diariamente o mesmo trabalho maçante e repetitivo. Além disso, o espaço
comum que habitavam era pequeno e confinado.
Após o desaparecimento, uma nova equipe foi enviada para cuidar do farol
enquanto a investigação era conduzida. Os indícios apontavam que uma
última pessoa havia ficado na casa e que havia se refugiado na cozinha
depois de trancar as portas e dispor barricadas. Porque ele teria se
escondido nesse lugar e o que ele queria manter do lado de fora?
No caderno de anotações de Ducat, a última informação é do dia 15 de
dezembro. Não há nada de estranho: a leitura da velocidade do vento e
temperatura foram realizadas como manda o manual. Ele comenta que a luz
foi apagada às 9 da manhã do dia 15 pois havia luz suficiente para
navegação.
O inquérito concluiu o seguinte:
“... todos as tarefas rotineiras foram realizadas. As grandes
lâmpadas na torre de vigília estavam limpas e abastecidas para a próxima
noite. O mecanismo estava em perfeito estado e o mecanismo havia sido
limpo após a luz ter sido apagada pela última vez, o que demonstra que o
trabalho estava sendo conduzido perfeitamente. Isso leva a crer que o
que quer que tenha acontecido, teve lugar durante a manhã ou até o meio
da tarde.
Dois vigias ouvidos durante o inquérito concluíram a seguinte
sucessão de acontecimentos: provavelmente McArthur havia sido o último a
ficar na casa, pois estava em seu turno de guarda à tarde. Ducat e
Marshall teriam saído para verificar o equipamento na Casa de Barcos
avariado pela tempestade na noite anterior.
De seu posto de observação
McArthur teria visto uma série de ondas se formando e correu para avisar
seus colegas do perigo. Quando eles não ouviram seu alerta, ele
resolveu ir até o lado de fora e avisá-los. Infelizmente ele não
calculou bem o tempo que teria para chegar até eles e retornar antes da
chegada das ondas. Os três acabaram alcançados e carregados para o mar
onde provavelmente se afogaram.”
O relatório não mencionava em momento algum o fato de Moore ter
encontrado a porta trancada e uma barreira montada no interior da casa.
Não mencionava também o relógio parado ou o fato da lareira da cozinha
ter ficado acesa enquanto a da sala e dos quartos parecia não ter sido
usadas a dias. O testemunho de Moore foi considerado exagerado e até a
integridade do funcionário foi colocada em cheque durante o inquérito.
De fato, na tarde de 14 de dezembro houve uma forte tempestade com ondas
muito altas, mas no dia 15, data da última anotação no diário, não é
mencionado nenhum sério.
Além disso, existe a questão de que os três
vigias tinham certa experiência. Eles não cometeriam o erro grosseiro de
abandonar o farol durante uma tempestade com ondas fortes a ponto de
varrer a ilha.
Mas existem outras teorias. Segundo alguns, um dos três vigias teria
ficado louco e assassinado os outros dois enquanto estes dormiam.
Ele
teria arrastado os corpos até o mar e os amarrado a pedras para que
afundassem. Finalmente, descontrolado e arrependido de seu ato, o
assassino teria saltado para as águas revoltas onde também morreu.
Alguns chegam a dizer que houve algum tipo de luta na qual a porta foi
trancada e barrada, mas que mesmo assim, a violência irrompeu de tal
maneira que todos acabaram mortos.
Suspeitas a respeito de Donald
MacArthur foram levantadas, e alguns chegaram a dizer que ele tinha
problemas mentais e que havia passado alguns anos sob a tutela de um
manicômio. Nada disso, entretanto foi comprovado.
E há rumores ainda mais estranhos que mencionam discos voadores,
serpentes marinhas e até mesmo um lendário pássaro gigante do folclore
escocês que teria atacado o farol e levado seus ocupantes para alimentar
os seus filhotes.
Historicamente as Ilhas Flannan sempre foram famosas por superstições
que remetem a época anterior a ela ter recebido seu nome em homenagem a Saint Flan.
Dizem que todos os que colocavam os pés na ilha tinham de repetir uma
oração para o santo a fim de poder deixar o lugar, do contrário, uma
morte terrível os aguardava. Há também estórias sinistras sobre
fantasmas que atraíam homens para os penhascos e ventos repentinos que
os lançam nas águas cinzentas e frias.
Seja como for, 70 anos se passaram sem mais nenhum incidente até que em
1971, o farol foi modernizado e automatizado, dispensando a necessidade
de vigias permanentes na ilha.
Fonte: Mistérios da Humanidade
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