quarta-feira, 25 de março de 2015

Esses crocodilos gigantes dominavam a Terra antes dos dinossauros







De acordo com cientistas, crocodilos gigantes, com dois metros de comprimento, viveram onde hoje é a Carolina do Norte, nos Estados Unidos, cerca de 230 milhões de anos atrás, antes dos dinossauros. Chamados de Carnufex carolinensis, os crocodilos aparentemente caminhavam com suas patas traseiras e se alimentavam de outros répteis e mamíferos presentes no ecossistema da época.


De acordo com o portal americano ‘LiveScience’, os crocodilos foram chamados de ‘Carnufex’ (açougueiro, em latim) por conta de seu longo crânio, que lembra uma faca, e seus dentes que se parecem com lâminas, que eram utilizados para dilacerar a carne de suas presas.


“As pessoas não costumam pensar sobre os predadores do Triássico, e esse crocodilo certamente comandava a Terra antes dos dinossauros”, disse Lindsay Zanno, da Universidade do Estado de Nova Iorque em uma entrevista ao ‘LiveScience’.


Zanno e seus colegas encontraram partes do crânio, espinha e braço de uma espécime do animal enquanto escavavam na Formação Pekin, em Chatham County, na Carolina do Norte. Os sedimentos possuem 231 milhões de anos, e são do Período Triássico inferior, quando a área ainda fazia parte do supercontinente de Pangeia, e se localizava próximo à Linha do Equador.


“Naquela época, em volta da Linha do Equador, não haviam dinossauros”, disse Zanno. A ausência de predadores pode ter feito com que os Carnufex desenvolvessem seu tamanho surreal.


Mas o reinado desses crocodilos não durou muito. A extinção no final do Triássico matou uma enorme quantidade de predadores na Terra, incluindo grandes crocodilos, deixando pequenos crocodilomorfos e terópodes ilesos.


Os pesquisadores detalharam a descoberta na edição do dia 19 de março da revista Scientific Reports.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...