quinta-feira, 26 de março de 2015

Inscrição ‘Por Alá’ é encontrada em anel viking do século IX




De acordo com uma análise realizada recentemente em um anel do século 9, as antigas lendas de expedições vikings em países islâmicos podem ter um pouco de verdade.


O anel que você observa na imagem acima contêm uma inscrição que diz (de forma traduzida) “por Alá”, ou “para Alá”. O artefato foi encontrado durante escavações realizadas entre 1872 e 1895 em um centro de troca de mercadorias da era dos vikings, cerca de 24km de Estocolmo, capital da Suécia.


De acordo com uma publicação do portal americano ‘LiveScience’, o anel viking foi recuperado de um caixão de madeira junto com outras joias, broches e retalhos de roupas. O cadáver presente no caixão estava completamente decomposto, mas os objetos indicam que trata-se do enterro de uma mulher que viveu aproximadamente em 850 d.C.


Segundo o biofísico Sebastian Wärmländer, da Universidade de Estocolmo e sua equipe, esse é o primeiro anel com inscrições árabes encontrado na Escandinávia.


“Este é o primeiro anel que encontramos na Escandinávia com inscrições árabes. Temos alguns outros anéis com estilo árabe, mas sem qualquer inscrição”, disse Wärmländer.


A inscrição do artefato é apresentada com caracteres cúficos, que recebe esse nome justamente por ter sido utilizado na cidade de Cufa, na Mesopotâmia. Os pesquisadores foram capazes de ter uma melhor vista sobre as inscrições ao utilizar uma técnica de escaneamento microscópico da peça.






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...