quinta-feira, 23 de abril de 2015

Alienígenas podem pesar tanto quanto ursos polares e ser mais altos do que o homem mais alto da história


 Robert Wadlow (1918-1940), o homem mais alto da história



Ninguém sabe se estamos realmente sozinhos ou se o universo está repleto de extraterrestres inteligentes.

Mas isso não impediu cientistas de tentar descobrir a possível forma dos alienígenas inteligentes.

E como o cosmólogo Fergus Simpson, da Universidade de Barcelona, argumenta em um novo estudo, a maioria das espécies alienígenas inteligentes provavelmente pesaria acima de 300 quilos — com massa corporal média “semelhante à de um urso polar”.




Se tal ser tivesse proporções humanas, Simpson disse ao The Huffington Post por e-mail, seria mais alto do que Robert Wadlow, que com 2,72m, é considerado o humano mais alto da história.

O estudo de Simpson, que está disponível no repositório de pesquisa on-line arXiv.org, é lotado de equações matemáticas de visual formidável.

Mas, como ele explicou no e-mail, seu ponto de partida foi considerar a relação entre o número de pessoas no planeta Terra e a massa corporal desses indivíduos:
“As formigas são muito mais numerosas do que nós porque são pequenas. Nossos corpos maiores necessitam de mais energia de recursos locais, por isso seria impossível conseguirmos nos equiparar à população de formigas. Agora, aplique esse conceito à vida inteligente em todo o universo. No geral, deveríamos esperar que espécies fisicamente maiores totalizassem um número menor de indivíduos do que as espécies menores. E, assim como nos países, deveríamos esperar estar em uma das maiores populações. Em outras palavras, é muito mais provável que sejamos as formigas entre as espécies inteligentes.”
Ou, segundo a explicação da revista Newsweek para o argumento de Simpson, existem provavelmente mais planetas com animais relativamente pequenos do que planetas com animais relativamente grandes.

Faz sentido imaginar que a Terra se encaixe na primeira hipótese, então podemos supor que os humanos provavelmente estão entre os seres inteligentes de menor estatura.

O que outros cientistas pensam do estudo de Simpson?

“Acredito que o cálculo do tamanho médio é razoável”, disse à Newsweek Duncan Forgan, astrobiólogo da Universidade St. Andrews, na Escócia, que não participou da pesquisa.

Mas, para Seth Shostak, astrônomo sênior do Instituto SETI, em Mountain View, Califórnia, o argumento é questionável.

“Há uma suposição aqui de que a inteligência pode vir em todos (razoáveis) tamanhos, e faz isso com mais ou menos a mesma probabilidade”, Shostak disse ao The Huffington Post por e-mail.

“Isso pode ser verdade, mas na Terra o maior nem sempre tem sido o melhor, pelo menos em questão de cérebro. Os golfinhos têm QIs maiores do que os das baleias, e os corvos são mais inteligentes do que as águias. Os polvos são mais inteligentes do que as lulas gigantes e, obviamente, somos mais espertos do que os ursos polares.”

Em último caso, disse Shostak, não temos como saber se “homenzinhos verdes são na verdade grandes homens verdes” antes de fazermos um contato de fato. Até então!




Fonte: Brasil Post

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...