quarta-feira, 27 de maio de 2015

Galáxia mais luminosa do Universo é descoberta pela Nasa



A Nasa, a agência espacial norte-americana, descobriu a galáxia mais luminosa do Universo, que emite uma luz equivalente a 300 trilhões de sóis. A novidade foi divulgada na publicação "Astrophysical Journal" pela equipe liderada pelo astrônomo Chao-Wei Tsai. 


A galáxia foi encontrada através do telescópio espacial Wise e recebeu o nome de Wise J224607.57-052635.0. Ela faz parte do grupo Extremely Luminous Infrared Galaxies (Elirg), formado por 209 galáxias muito brilhantes. 


A luz do sistema de estrelas é gerada a partir de um buraco negro de grandes proporções que está em seu interior. Ele atrai gases, poeira e o restante da matéria para um disco em sua volta, que se aquece a temperaturas de milhões de graus e explode, liberando energias ultravioletas e raios-x.


Essa luz é bloqueada por bolas de poeira que, quando aquecidas, soltam uma radiação infravermelha perceptível pelo telescópio. Buracos negros desse tamanho são encontrados com facilidade, mas raramente em galáxias tão "primitivas".


A luz da Wise J224607.57-052635.0 demorou cerca de 12,5 bilhões de anos para alcançar a Terra, o que significa que a galáxia foi formada quando o Universo ainda era relativamente novo, há cerca de 13,8 bilhões de anos.




Fonte: IG

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...