quinta-feira, 23 de julho de 2015

Estela e dois painéis maias são encontrados no norte da Guatemala



Uma estela e dois painéis maias foram descobertos nos sítios arqueológicos de O Achiotal e La Corona, em uma região do norte da Guatemala na fronteira com o México - disse na segunda-feira o ministério da Cultura e do Esporte.


A primeira das conclusões, no município de San Andrés, no departamento de Petén, ocorreu no projeto El Achiotal e consiste em uma trilha "muito bem preservada" do século V, do período maia clássico, explicou a empresa em comunicado.


As estelas são peças esculpidas em pedra, de formato vertical e geralmente acompanhadas por um altar; enquanto que os painéis, também esculpidos em pedra, são estruturas quadradas ou retangulares.


"Esta estela descreve um antigo governante, pertencente a um dos períodos menos compreendidos da história antiga dos Maias", explicou Marcello Canuto, diretor do Middle American Research Institute, da universidade norte-americana de Tulane e co-diretor das escavações, informou o relatório.


A peça foi encontrada em um prédio danificado por saqueadores mas estava em boas condições porque "os antigos maias a colocaram cuidadosamente em uma câmara fechada", que mais tarde foi quebrada, disse Tomas Barrientos, diretor de arqueologia da Universidade do Valle da Guatemala.


Os dois painéis encontrados no sítio de La Corona, que estão em "quase perfeito estado" e conservam parte de sua pintura vermelha original, revelam histórias "fascinantes" de rituais de entronização de governantes como viagens, cerimônias de posse, bailes e invocação de divindades e reverência aos antepassados .


"Estes belos hieróglifos nos dão novos insights sobre as cerimônias que acompanharam a coroação de um novo governante. Além disso, preenchem as lacunas que estavam na rica história dinástica de La Corona", avaliou David Stuart, especialista epigrafista na Universidade do Texas.


De acordo com Stuart, a data da estela corresponde a 22 de novembro de 418 d.C.


As escavações nos dois sítios arqueológicos têm o apoio do ministério da Cultura e Esportes guatemalteco, da Universidade de Tulane nos Estados Unidos, da Universidade do Valle de Guatemala, da Fundação Patrimônio Cultural e Natural Maia (PACUNAM), da National Geographic Society e dos moradores da região.


A cultura maia teve seu auge no chamado período clássico (ano 250-900 d.C.) até que entrou numa etapa de decadência no período pós-clássico (ano 900-1200 d.C.).


Esta rica cultura se expandiu para os territórios que abarcam atualmente Guatemala, México, El Salvador e Honduras.




Fonte: EM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...