quarta-feira, 25 de novembro de 2015

NASA divulga colagem de fotos com a rotação completa de Plutão e sua lua Caronte

 Imagens do movimento de rotação de Caronte, a principal lua de Plutão. (Foto: Divulgação/NASA)

 Imagens do movimento de rotação de Plutão. (Foto: Divulgação/NASA)

A NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, divulgou na sexta-feira (20) uma colagem com imagens que mostra o movimento de rotação que Plutão, o principal planeta-anão do Sistema Solar, faz em torno de si mesmo.

Este processo leva 6,4 dias terrestres para ser concluído, ou seja, o dia plutoniano é 6,4 vezes maior do que o nosso dia aqui na Terra. Além disso, a NASA revelou imagens do movimento de rotação da maior lua de Plutão, a Caronte, que também leva 6,4 dias terrestres para terminar.

As fotos foram capturadas entre os dias 7 e 13 de julho deste ano pela sonda New Horizon, que passou pelo planeta. A distância de captura variam de cerca de 8 milhões de quilômetros de distância (dia 7 de julho) para 645 mil quilômetros de distância (em 13 de julho).

As fotografias ajudam a detalhar melhor o chamado “hemisfério de encontro”, sempre mais visível, e também o “lado distante” do planeta-anão e também de seu principal satélite.


As imagens também ajudam a exibir mais detalhes sobre a superfície de Caronte, como a presença de cânions e crateras, e também sobre a parte visível de Plutão, evidenciando as diferenças entre o hemisfério mais conhecido e a sua contraparte normalmente oculta. 



Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...