quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Soterrada em 1600, "Pompeia" da América Latina é procurada no Peru

 Vulcão Huaynaputina em Moquegua


Cientistas peruanos e franceses procuram localizar 33 vilarejos na região de Moquegua (sul) enterrados em fevereiro 1600 pela erupção de um vulcão, a maior já ocorrida no continente e que tem sido chamada de "a Pompeia da América Latina".


Nessa data, o vulcão Huaynaputina em Moquegua - a 1220 km ao sul de Lima - entrou em erupção com rajadas de mais de 30 km de altura e fluxos piroclásticos (mistura de gases vulcânicos, pedras quentes e ar preso) que avançaram cerca de 300 km por hora com temperaturas 400 a 1200 graus centígrados.


Tudo foi enterrado, segundo informou à AFP Luisa Macedo, engenheira do Observatório Vulcanológico do Instituto Geofísico Minerador Metalúrgico (Ingemmet) peruano, que lidera a investigação.


"As investigações indicam que, um ano após a erupção em Moquegua, a temperatura caiu em todo o mundo em 1,3 graus", explicou.


Em três expedições (agosto, outubro e novembro) foram detectados, com o auxílio de modernos equipamentos, seis povoados enterrados entre três a quinze metros de profundidade, informou. A extensão da área enterrada ainda é desconhecida.


A área pode se tornar um sítio arqueológico semelhante ao dos restos de Pompeia, cidade da Roma antiga que foi soterrada pela violenta erupção do Vesúvio em 79 dC, perto da moderna cidade de Nápoles, um porta-voz do governo disse regional.


Cada expedição contou com 10 a 20 pesquisadores, liderados pela equipe do Observatório do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França e da Universidade de La Réunion, na França. Também participam especialistas de Bélgica, Bolívia, Chile e historiadores de Moquegua.


O projeto de investigação do Observatório Vulcanológico do Instituto Geofísico Minerador Metalúrgico está estimado em três anos.


"Esperamos encontrar detalhes da vida comum da época, que foi de transição entre os incas e o vice-reinado espanhol. Era o momento em que a colônia estava tentando reunir os casarios e congregá-los para fazer grandes cidades. Essa zona era altamente agrícola", disse a pesquisadora.


A região de Moquegua e alguns municípios se comprometeram a apoiar economicamente o projeto do Observatório, para poder desenterrar os povoados uma vez que sejam encontrados.





Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...