terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Descobriram um novo mamífero em Portugal, o rato-das-neves


 
 
Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro anunciaram a descoberta de uma nova espécie de mamífero em Portugal. O rato-das-neves que vive nas montanhas do Parque Natural de Montesinho, em Bragança. 


A espécie cientificamente chamada ‘Chionomys nivalis’ acaba de dar entrada no registro de mamíferos em Portugal, graças à colaboração do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da UTAD, como divulgou hoje a universidade. 


Trata-se de um roedor com “longos bigodes (vibrissas) brancos, patas posteriores muito desenvolvidas e cauda comprida, é pardo, com tons que variam entre o cinzento e o branco e concentra-se exclusivamente em regiões montanhosas“. 


“Esta espécie não é uma praga: concentra-se exclusivamente em regiões montanhosas e é bastante sensível a alterações do habitat. Além disso, como todos os roedores, tem um papel importante na disseminação de sementes“, explicou Hélia Vale Gonçalves, especialista em micromamíferos, do CITAB. 


Outra investigadora, Joana Paupério revelou que “o rato-das-neves tem uma distribuição fragmentada na Europa, pois encontra-se restrito a zonas montanhosas, e as suas populações apresentam uma diferenciação genética considerável ao nível mitocondrial“. 
 
 
A investigadora sublinhou que “as populações espanholas estão classificadas como quase ameaçadas, pelo que a descoberta desta população em Portugal tem elevada relevância para a conservação deste roedor“. 


Os investigadores defendem ainda que “deverão ser conduzidos censos regionais rigorosos da distribuição dos micromamíferos para a efetiva conservação desta espécie“.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...