sábado, 16 de julho de 2016

Arqueólogos afirmam que neandertais belgas eram canibais


 
 
Em novo estudo, pesquisadores falam sobre a possibilidade de os neandertais comerem seus comparsas.


Novas evidências mostram que os neandertais belgas eram canibais. É impressionante, porém não surpreendente: pesquisas anteriores já nos atentavam ao fato de os neandertais europeus serem bem diferentes das outras sociedades que conhecemos.


A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas liderados pelo pesquisador Hervé Bocherens, da Universidade de Tübingen, na Alemanha. Em uma expedição, eles encontraram vários ossos com marcas de mordidas, cortes e buracos dentro da caverna Goyet, na Bélgica.


Em um estudo publicado no periódico Nature, o grupo explica que os neandertais belgas comiam os restos dos cadáveres de sua população há cerca de 40 mil anos. 
 
 
As marcas deixadas por eles indicam que o processo foi longo: há indícios de cortes de pele e extração de partes internas do corpo. "Esses indícios nos permitem supor que os neandertais praticavam o canibalismo. Muitos dos resquícios de cavalos e outros animais encontrados na caverna foram processados da mesma forma", afirmou Bocherens em entrevista ao jornal The Guardian.


Como aponta o I Fucking Love Science, apesar de as evidências da pesquisa abrirem a possibilidade de os neandertais belgas terem sido canibais, não há como saber ao certo se o hábito não eram simplesmente parte de um ritual ou utilizados como ferramentas do dia a dia. Os especialistas aguardam por mais análises. 
 
 
 
 
 
Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...