sábado, 20 de agosto de 2016

Descoberta arqueológica mostra que gregos podem ter cometido sacrifícios humanos


 
Esqueleto pode mudar algumas crenças sobre a cultura da Grécia.


O Ministro da Cultura da Grécia anunciou esta semana a descoberta do esqueleto de cerca de 3 mil anos de um adolescente. Os resquícios do jovem foram encontrados perto do Monte Lykaion, região conhecida por lendas sobre sacrifícios de animais feitos em homenagem a Zeus.


O local também já foi associado a rituais de sacríficio humano por diversos escritores antigos, como Platão. "Todas as possibilidades vão ser estudadas", afirmou Anna Karapanagiotou, responsável pelo time de arqueólogos, em entrevista à rádio local citada pelo jornal The Guardian.


A maioria dos estudos relacionados ao tema na Grécia Antiga concluiu que as histórias de sacrifício humano são apenas ficção. No mesmo período, a prática para fins religiosos era comum em povos romanos, egípcios e israelitas, mas os pesquisadores sempre pensaram que não fizesse parte da cultura grega.


David Gilman Romano, professor da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos que participou das escavações, disse que autores clássicos relacionavam o mesmo local com sacrifícios humanos. "Várias fontes mencionam rumores de que os sacrifícios ocorriam no sul dessa mesma montanha, mas até então não existiam evidências de ossos humanos", comenta. "Seja qual for o ritual que existiu ali, é um altar feito para sacrifícios... Não é um cemitério." 


Os achados, disseram os arqueólogos, são fascinantes pela possibilidade de rituais do gênero terem existido na Grécia Antiga, o que parece ser uma grande contradição. 


"De um lado, temos a Grécia como berço da civilização, a origem da democracia, filosofia e raciocínio lógico", observa o dr. Jan Bremmer, professor de estudos religiosos na Universidade de Groningen. "E ao mesmo tempo temos esses mitos que soam tão cruéis." 
 
 
 
Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...