sábado, 11 de abril de 2009

Alienígenas podem ter mesmos genes que humanos, diz estudo


Os seres humanos e alienígenas poderiam partilhar uma base genética comum, é o que dizem alguns pesquisadores canadenses.

A afirmação vem do padrão encontrado na formação de aminoácidos em meteoritos, de fontes hidrotermais profundas. O padrão parece seguir leis básicas da termodinâmica, aplicável em todo o universo conhecido.

"Isto pode implicar uma estrutura universal dos primeiros códigos genéticos em qualquer lugar", disse o astrofísico Ralph Pudritz da McMaster University em Hamilton, Ontário.

Há exatamente 20 aminoácidos - moléculas complexas que se combinam para formar proteínas, que por sua vez compõem os ácidos nucleicos a partir das quais a mais simples estruturas de auto-replicar são construídas.

Dez foram sintetizados em 1953, a famosa experiência Urey-Miller, que modela as condições que se acredita que existam na atmosfera da Terra antiga, como vulcões e piscinas aquecidas.

Estes 10 aminoácidos, também foram encontrados em meteoritos antigos, solicitando o seu papel no debate sobre o surgimento de vida na Terra.

Pudritz e Higgs especulam que esses 10 aminoácidos comuns foram suficientes para gerar e replicar moléculas rapidamente.

Outros ácidos raros foram incorporados ao código genético e formaram um processo chamado "evolução stepwise", culminando com os genes, que se reuniram há 3,6 mil milhões de anos atrás, em um ancestral comum de todos os organismos vivos.



Fonte: Minha Notícia


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...