quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pterossauros tinham controle de voo e sangue quente, diz estudo

Réplica do pterossauro Jeholopterus ningchengensis é exibida no Museu Histórico Nacional (Foto: Alícia Uchôa/G1)





Nova tecnologia descobriu fibras que se assemelham a pelos. Descoberta pode mudar estudo sobre origem do voo, diz pesquisador.

Extintos há 65 milhões de anos, os pterossauros trazem novidade ao mundo científico até os dias de hoje.

Um fóssil de 130 milhões de anos encontrado na região da Mongólia, na China, ajudou pesquisadores brasileiros, alemães e chineses a constatar que o animal tinha membranas nas asas parecidas com pelos, sangue quente e completo controle de voo.

A descoberta foi anunciada nesta quarta-feira (5) no Museu Nacional/UFRJ, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

“A descoberta abre uma gama de possibilidade de pesquisa muito grande, que vai ajudar ainda o estudo da origem do voo.

Provamos que temos um arranjo totalmente diferente do que pensávamos”, explica o explica o paleontólogo brasileiro Alexander Kellner, resonsável pela pesquisa.


Lâmpadas UV


A descoberta foi feita graças a uma nova tecnologia que, com lâmpadas UV e filtros, conseguiu identificar mais camadas de tecidos do que as que já haviam sido mapeadas até então.


Fóssil do animal foi descoberto na China; à direita, imagem com lâmpada UV (Foto: Divulgação / Museu Histórico Nacional)


Essas estruturas das asas, chamadas de picnofibras segundo o estudo, permitia que esses animais as esticassem e as retraíssem em diferentes direções, contrariando a teoria de que eles apenas planavam. Se compararmos a um morcego, dizem os especialistas, tinham asas mais resistentes e com estabilidade e controle maiores.


Fibras e detalhes


Antes da descoberta, a classe científica só havia comprovado a existência de fibras estruturais chamadas de actinofibras.

“São arranjos das fibras não existe em nenhum outro animal vivo hoje. Mas ainda não conseguimos definir de que elas são feitas exatamente, se de fibras musculares, colágeno ou outro material”, afirmou o pesquisador.

A pesquisa foi feita com base num fóssil de uma espécie chamada de Jeholopterus ningchengensis, com cerca de 90 cm de envergadura, encontrado em 2004. O material incluía ainda tecidos moles do animal.


Desenho ilustra as camadas descobertas no estudo(Foto: Ilustração André Pinheiro)



O estudo foi realizado por pesquisadores do Setor de Paleovertebrados do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ, do Museu de Ciências da Terra do Departamento Nacional da Produção Mineral, do Museu Jurássico de Eichstaedt, na Alemanha, e do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia de Beijing, na China.


Curiosidades


Para os estudiosos, os pterossauros não são aves nem dinossauros, mas répteis voadores que surgiram há 220 milhões de anos.

Eles teriam sido os primeiros vertebrados adaptados para um voo ativo e, justamente por voarem, seus restos fósseis são muito raros de serem encontrados.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...