sábado, 12 de abril de 2008

A FAUNA DO FUTURO

Essa é para quem não teve a oportunidade de assistir a série da BBC, Animais do Futuro, exibida há alguns anos pelo canal Discovery. Foi inaugurado na França, na cidade de Poitiers, o parque temático Futuroscope. Em uma exposição batizada de Animais do Futuro, está sendo mostrada a evolução dos animais em 5 milhões, 100 milhões e até 200 milhões de anos e as futuras paisagens da Terra, com base em trabalhos científicos e projeções de cientistas britânicos que levam em conta questões como as mudanças climáticas e os movimentos das placas tectônicas. O resultado final é bem interessante.

O macaco amazônico Uacari de cara vermelha e seu descendente, o "baboukari". Em 5 milhões de anos, a floresta tropical seria susbstituída pela savana e os uacaris desceriam das árvores, que não existiriam mais.

Lesma com 30 cm de altura existiria em 200 milhões de anos. A água seria um elemento tão raro que a pele se tornaria dura e com escamas, como a de um réptil. Para conservar sua umidade corporal, ele não poderia mais se arrastar para se deslocar, se moveria pulando.


O "tortunossauro" evoluiria a partir da tartaruga gigante. Esse réptil, em 100 milhões de anos, seria o maior animal terrestre, com sete metros de altura. Maior do que um dinossauro, seu peso, de 120 toneladas, seria 40 vezes maior do que o de um elefante.

O "cuirasson", descendente da capivara possuiria em suas costas uma carapaça com escamas, com pêlos duros e espessos, semelhantes aos do porco-espinho.

Criaturas marinhas dotadas de uma concha e inúmeras patas longas. Com a extinção de boa parte dos animais marinhos, esses descendente dos crustáceos (caranguejos, camarões, lagostas) teriam pés flexíveis e articulados, carapaça protetora e passariam a ter uma cauda flexível para nadar.

O "oisson", existiria dentro de 200 milhões de anos, descendente dos peixes-voadores. As nadadeiras dos peixes-voadores permitem planar em uma distância de até 100 metros. As de seus descendentes se tornariam verdadeiras asas.


Este animal, semelhante ao pássaro secretário, encontraria sua comida no chão e somente utilizaria suas asas curtas para se equilibrar ao correr, como um avestruz. Devido às suas patas potentes, seria um dos caçadores mais rápidos da Amazônia.


Fonte: BBC



2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa está matéria.....
mais só uma dúvida? Esta série foi desenvolvida sem os seres humanos,sendo assim os animais reinarão novamente,então a amazônia irá virar savana,o uacari vai descer das árvores, logo vai evoluir mais e começará a caminhar ereto........será que vai ser igual a história do Homo Sapiens?
Um novo ciclo?

Leandro Laurido Smith disse...

Ser Humano é a única espécie animal ainda viva de Grande primata bípede do género Homo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...