terça-feira, 23 de setembro de 2008

EUA: exército planeja comunicação por pensamento


O exército americano investiu US$ 4 milhões no desenvolvimento de "capacetes de pensamento" que direcionariam ondas cerebrais silenciosamente para uma comunicação segura entre as tropas.

O exército espera que o projeto "leve ao controle mental direto apenas pelo pensamento", disse a Time.

Os cientistas trabalham a partir de impressões digitais neurológicas que piscam pelo cérebro quando uma pessoa está falando em pensamento.

O objetivo é capturar essas ondas cerebrais com softwares incrivelmente sofisticados, que traduziriam as ondas para mensagens que as tropas pudessem ouvir por meio dos fones em seus capacetes.

O grande desafio será desenvolver um software que consiga identificar as ondas cerebrais captadas pelos 128 sensores que estarão no capacete.

Esses sensores detectam as cargas elétricas geradas no cérebro quando pensamos e então geram um eletroencefalograma que agora é estudado pelos cientistas - a idéia é que o computador possa ser treinado para fazer essa análise.

Para ser "decifrado", o cérebro precisa ser treinado até criar um padrão reconhecível pelo software. Isso garante, segundo os pesquisadores, que ninguém terá sua mente lida contra sua vontade.

O projeto não deve ficar pronto tão cedo, no entanto. Os cientistas acreditam que ele ainda está a umas duas décadas longe da realidade.


Fonte: Portal Terra


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...