sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Arraia pescada por inglês pode ser o maior peixe de água doce do mundo


O biólogo inglês Ian Welch (foto) pescou, em um rio da Tailândia, uma arraia gigante que pode ter até 350 quilos e que seria o maior peixe de água doce já pescado



O biólogo britânico Ian Welch, de 45 anos, pescou uma arraia, em visita à Tailândia, pode ser o maior peixe de água doce conhecido.

Com a ajuda de mais 12 homens, ele conseguiu tirar do rio Maeklong o animal, que tinha 2 metros de comprimento, 2 metros de largura e que tem peso estimado entre 265 quilos e 350 quilos.

De acordo com a imprensa inglesa, que divulgou o feito nesta quinta-feira (26), Welch visitou a Tailândia para participar de um programa que tem como objetivo marcar e contar os animais para ajudar a preservação da espécie.


O biólogo Welch posou para fotos com a enorme arraia que pescou na Tailândia


Ele fisgou o animal durante as pesquisas e disse quase ter sido puxado para fora do barco. “Ela me arrastou pelo barco e eu só não caí porque um colega me segurou pelas calças”, disse Welch, que pesa 73 quilos, segundo o jornal The Guardian.

Depois disso, a arraia enterrou-se no fundo do rio e ficou presa. A luta de Welch com o animal durou uma hora e meia, mas após conseguir tirar a arraia do fundo do rio, a missão ficou mais fácil. “Assim que vimos o animal, todos ficamos em silêncio, porque estávamos com medo daquela coisa”, disse Welch.

Os homens então colocaram uma rede embaixo do animal e foi preciso a ajuda de 12 pessoas para trazê-la ao barco. “Eu estava totalmente exausto e não fiz mais nada pelo resto do dia, apenas tomei uma cerveja”, disse o biólogo.

Após colocar a arraia no barco, Welch cobriu a extremidade venenosa do rabo (que media 3 metros) com um pano, para marcar o animal e retirar amostras de DNA. Depois disso, a arraia, que era uma fêmea grávida, foi devolvida para o rio Maeklong.

“Sempre fui pescador e biólogo, e é ótimo que as minhas duas paixões tenham se unido em algo que eu nunca poderia ter sonhado”, afirmou.

As medidas da arraia fazem crer que ela tem pelo menos 265 quilos, peso que pode chegar a 350 quilos. De acordo com a revista Angler's Mail, para a qual Welch trabalha, isso pode fazer com que a arraia seja o maior peixe de água doce já pescado, batendo o recorde estabelecido em 2005 por um tailandês que pescou um peixe-gato de 293 quilos no rio Mekong, também na Tailândia.

Apesar de os números serem desconhecidos, especialistas estimam que a população de arraias gigantes de água doce caiu 20% nos últimos dez anos, aumentando a preocupação sobre a possível extinção do animal.


Fonte: Época/Guardian


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...