terça-feira, 29 de abril de 2014

Onça sobe em árvore, assusta moradores e mobiliza polícia no RS

Presença do animal na região do RS é considerada rara (Foto: Reprodução/RBS TV)
 
 
Segundo a BM, animal foi acuado por cães e escalou eucalipto. Até por volta das 16h, o felino seguia no local observado por policiais.
 
 
Moradores de Erechim foram surpreendidos por uma onça no sábado (26), em uma área próxima à zona urbana do município do Norte do Rio Grande do Sul. Segundo o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, o felino foi acuado por cachorros e subiu em uma árvore próxima ao Parque Demétrio Arpini.


O felino é da espécie onça-parda, de nome científico Puma concolor. Também conhecido como suçuarana, leão baio ou pardinha, o animal está presente em todo o continente americano, mas é considerado raro na região de Erechim.


De acordo com o biólogo Cassiano Roman, a onça pode ter ido ao local em busca de alimento ou de um novo habitat. "Se tiver alimento aqui na região como pacas, cutias, ela consegue se estabelecer. Caso não tenha, ela vai procurar um local que tenha maior riqueza para ela em termos de presas", explicou o biólogo.


As pegadas da onça chamavam a atenção dos moradores há cerca de 15 dias. O domador Miguel Cristiano Kedeng diz que custou a acreditar que se tratava mesmo de uma onça.


"As pegadas eram um pouquinho maior que as de um cachorro. Um senhor que tava aqui no mato foi correndo lá embaixo, nos avisou e demos risada. Viemos ver e era verdade", conta.


Além da curiosidade, a presença do animal também desperta medo nos moradores. A auxiliar de acabamento Paula dos Santos mora a poucos metros do local onde a onça foi vista.



"Vamos ter que tomar cuidado. A gente não sabe, ela está solta por aí", destacou.


A área foi isolada para evitar a aproximação de curiosos. Segundo a polícia ambiental, a onça pode atacar pessoas caso sinta-se ameaçada.


O animal não vai ser capturado e deve ser deixado à vontade, ressaltaram os policiais. Em caso de risco, o telefone da polícia ambiental é (54) 3519-9723.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...