quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

FAA declara que bola de fogo do Texas foi um meteoro, e não um OVNI



A bola de fogo que cruzou o céu e assustou numerosos moradores do Texas, provavelmente foi apenas um grande meteoro, e não os destroços dos satélites que colidiram, disseram peritos na segunda-feira (16).

O porta-voz da Federal Aviation Administration, Roland Herwig disse que a bola de fogo vista numa vasta extensão do estado, domingo de manhã, provavelmente era um fenômeno natural e não os restos da colisão da semana passada entre um satélite de comunicações Iridium e um veículo militar espacial russo.

Preston Starr, gerente do observatório da Universidade do Norte do Texas, disse que provavelmente era um meteoro do tamanho de uma pickup com a consistência de concreto.

O escritório do xerife do Condado de Williamson, na região central do Texas, confirmou que recebeu muitas chamadas de emergência sobre a luz no céu, e que enviou policiais em um helicóptero para procurar um acidente de avião.

A FAA afirmou durante o fim de semana que a bola de fogo possivelmente foi causada pela queda de detritos dos satélites. Ela também advertiu os pilotos para tomarem cuidado com o lixo espacial, mas suspendeu o aviso no domingo, disse Herwig.

Starr disse que a trajetória do objeto estava errada para ser lixo espacial. Também disse que tais objetos seriam pequenos demais, e se moveriam muito devagar, para produzir um brilho tão intenso durante o dia.

"Teria parecido com um pequeno ponto luminoso, e ninguém seria capaz de detectar se fosse uma entrada diurna ", disse Starr.

Starr estimou que objetos tão grandes quanto este de domingo entram na atmosfera oito ou 10 vezes por ano, e provavelmente se deslocam entre 15.000 e 40.000 mph, disse.

Apesar do seu tamanho inicial, se for o caso do objeto ter sobrevivido ao atrito da entrada na atmosfera, seria menor do que um punho, afirmou.


Fonte: AP News: Daily Press


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...