sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

JORNALISTA ALEMÃO FOTOGRAFA OVNI NA CHINA

O alemão Till Wöhler tem os pés no chão. O experiente jornalista da China.org.cn é um fotógrafo que está familiarizado com o céu noturno.

Na segunda-feira à noite ele avistou algo no céu durante a noite em Pequim que chamou sua atenção, e que até agora, não tem nenhuma explicação satisfatória. Aqui ele narra sua história em suas próprias palavras ...

"Céu aberto à noite na capital chinesa é uma ocorrência relativamente rara, e com a intrusiva poluição das luzes, a maior parte das estrelas mal podem ser distinguidas. O objeto mais brilhante no céu noturno, a lua, não é visível no momento.

Aproximadamente as 18hs, na segunda-feira à noite, enquanto regressava do trabalho, eu detectei um objeto brilhante amarelo-laranja no céu claro de Pequim, para o qual ainda não tenho uma explicação.

Algumas autoridades, e muitos dos meus próprios colegas, são da opinião de que era o planeta Vênus, mas eu não estou tão certo. Vênus deveria estar muito mais ao sul, e muito mais baixo no céu, nesse momento, à noite.

E não só era o objeto extremamente luminoso, mas estava cruzando o céu muito mais rápido que a lua.

A primeira foto com a minha câmera digital compacta ficou ligeiramente desfocada, apesar do estabilizador eletrônico.

Mas consumido pela curiosidade, logo que eu cheguei em casa peguei a minha câmera digital reflex e retornei a perseguir o objeto.

O que era exatamente esta coisa no céu ocidental? Uma estrela? Um planeta? Um OVNI ...

Armado com lente zoom e tripé, eu estava determinado a ir fundo no quebra-cabeça. A minha primeira foto (zoom 300 milímetros ; ISO 800; 0,5 segundos de exposição com abertura 5/6) produziu uma forte imagem de um objeto luminoso que parecia estar irradiando luz.

Parecia muito brilhante para uma aeronave ou um satélite, e movia-se muito lentamente. Uma exposição mais longa (30 segundos a ISO 1600 com abertura 40) mostrou que era verdade que se deslocava constantemente em uma linha reta.

Era claramente muito lento para uma aeronave ou um satélite, mas muito rápido para um planeta ou uma estrela.

As aeronaves são equipadas com luzes posicionadas, e você pode facilmente seguir sua trajetória. Um satélite se move muito rapidamente em todo o céu, a sua órbita é relativamente baixa, e não é particularmente brilhante pois ele apenas reflete a luz solar.

Estrelas mantém as suas posições por muito tempo, e pode-se observar que as estrelas em minhas fotos não se deslocaram, em contraste com a luz irradiando do objeto.

Outra prova de que ele estava se movimentando rápido foi dada pelo fato de que enquanto eu examinava as primeiras fotos, a posição do objeto alterou, na medida em que eu tinha que reposicionar a minha câmera para as fotos seguintes.

Entretanto, a nebulosidade tinha começado a obscurecer o céu - foi só neste momento que o objeto passou a ostentar qualquer semelhança com o planeta Vênus, que tenho observado e fotografado com tanta frequência nas últimas semanas no céu de Pequim.

Durante os últimos dois dias, o tempo nevado em cima de Pequim resultou em forte nebulosidade, e nada tem sido visível no céu noturno.

Podemos apenas esperar e ver se o estranho objeto se mostra novamente.

O que é? Vênus, ou qualquer outra coisa? Mantenha os olhos abertos, talvez você tenha sorte o suficiente para vê-lo ... "



Fonte: China.Org.CN

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,adoro observar o céudurante a noite.Já vi por várias vezes,pontos luminosos,que cruzavam o espaço.Mas na primeira semana de agosto,eu observei um ponyo maior,e aparentemente mais baixa altitude.Em questão de segundos ele cruzou o espaço,mas não sumiu no horizonte,eu perdi o foco da sua luz pq ele estava subindo...

Tonkawa disse...

Interessante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...