quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Novo dinossauro descoberto em Portugal


Um novo dinossauro que andou na Terra a 150 milhões de anos atrás, foi encontrado em Portugal.

Seu esqueleto parcial inclui os únicos restos de crânio conhecidos de qualquer estegossauro europeu, uma fileira de placas ósseas e uma cauda pontuda, provavelmente usada como arma.

A criatura herbívora foi descoberta numa aldeia perto de Lourinha, e devido ao seu longo pescoço, foi chamada Miragaia longicollum.

Estegossauros normalmente são conhecidos pelos membros anteriores e pescoços curtos.

Mas este novo dinossauro tem um número mais elevado de vértebras no pescoço do que a maioria dos saurópodes, conhecidos pela sua cabeça pequena e um pescoço muito longo. Eram os maiores e mais pesados dinossauros que já existiram.

O Dr. Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa, disse: "estegossauros são tradicionalmente reconstruídos com uma pequena cabeça, pescoço e membros anteriores curtos, pois se alimentavam da vegetação rasteira.

"Descrevemos um novo dinossauro do Jurássico Superior de Portugal que desafia esta visão tradicional.

"O Miragaia longicollum possuía, pelo menos, 17 vértebras cervicais, mais do que as possuídas pela maioria dos dinossauros saurópodes, famosos por seus longos pescoços".

"Esta nova descoberta indica um nível antes insuspeitado da diversidade ecológica entre os estegossauros".

O Dr. Mateus, cujos resultados da pesquisa são descritos na Proceedings of the Royal Society B, disse que vários elementos do crânio do Miragaia longicollum foram encontrados, representando "o primeiro material recuperado a partir de um estegossauro europeu".

E acrescentou: "A característica mais notável do M. longicollum é o seu longo pescoço, com pelo menos 17 vértebras cervicais".

"O espécime aqui descrito representa um dos mais completos estegossauros da Europa e inclui o primeiro crânio."


Fonte: Telegraph

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...