domingo, 22 de fevereiro de 2009

ONÇA PINTADA É CAPTURADA, EQUIPADA COM RÁDIO-COLAR E É SOLTA NO ARIZONA, E.U.A.


Uma onça pintada foi capturada no sudoeste de Tucson esta semana, durante um estudo do Departamento de Jogos e Pesca do Arizona.

O estudo originalmente se destinava a acompanhar ursos pretos e leões da montanha em seus habitats.

O felino, um macho, foi equipado com um colar de localização por satélite e liberado. O colar proporcionará aos biólogos a localização do animal com atualizações de poucas horas.

Eles estão esperançosos de que esses dados possam fornecer informações para um pequeno estudo sobre um segmento da população desta espécie. Esta é a primeira vez nos E.U.A. que uma onça será seguida desta maneira.

"Embora colocar um colar em uma onça, não fizesse parte do projeto de pesquisa, nós aproveitamos essa importante oportunidade," disse Terry Johnson, coordenador do Departamento de Jogos e Pesca do Arizona para espécies ameaçadas em um comunicado de imprensa emitido pelo departamento.

A onça é protegida pela Lei de Espécies Ameaçadas. De acordo com Steve Spangler, supervisor de campo do Serviço de Pesca e Vida Selvagem do Arizona, a licença para colocar a coleira de monitoramento na onça foi emitida quando a oportunidade se apresentou.

"A informação sobre o habitat e o conhecimento de como a onça se desloca dentro e fora dos Estados Unidos pode ser essencial para a conservação da espécie no extremo norte da área", disse Spangler.

Pensava-se que as onças pintadas estavam provavelmente extintas nos E.U.A, mas duas observações independentes do felino, a aproximadamente uma década, confirmou que ainda utilizam o Arizona e o Novo México como partes de seu território. Também foram recolhidas recentemente imagens com câmeras remotas nestas mesmas áreas.


Fonte: Los Angeles Times

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...