quarta-feira, 25 de março de 2009

Descoberta no Peru, uma espécie de rã com apenas um centímetro


Cientistas peruanos e europeus descobriram a menor rã do mundo no Parque Nacional Manu, perto de Cuzco, no sudeste do Peru.

A espécie foi batizada de "Noblella pygmaea" e é a menor dos Andes. Além disso, segundo a publicação "Wildlife Extra" é um tipo muito peculiar de rã porque na altitude em que vive (3000 metros acima do nível do mar) as espécies são maiores.

No entanto, os machos da "Nobell pygmaea" geralmente medem apenas um centímetro e as fêmeas 1,25 cm, de acordo com a publicação.

Apesar de ser maior, a fêmea põe apenas dois ovos, que não se desenvolvem no meio aquático como a maioria dos anfíbios, mas no solo, em folhas, protegidos pela umidade das áreas cobertas de mofo.

Em seguida, os embriões têm um completo desenvolvimento terrestre, e as mães se mantem perto nos primeiros dias para protegê-los de insetos predadores.

O cientista alemão Edgar Lehr da Coleção de Historia Natural Senckenberg (Dresden) e o ecologista suíço-peruano Alessandro Catenazzi, da Universidade da Califórnia em Berkeley, encontraram estas rãs durante o trabalho de campo no Parque Nacional Manu.

Segundo os cientistas, que divulgarão detalhes da pesquisa na próxima edição da revista da Sociedade Americana de Herpetologistas e Ictiólogos (COPEIA), esta espécie vive nas florestas nubladas, nas pastagens e matagais montanhosos do parque, e em áreas do Centro de Pesquisa Wayqecha no alto vale Kcosñipata na província de Paucartambo (Peru).

Assim, o «Noblella pygmaea" se junta as mais de 10 espécies de rãs descobertas em Cusco (Peru) nos últimos dois anos.

Apesar de ter seu habitat em parques nacionais e áreas protegidas, de acordo com a publicação as rãs andinas estão ameaçadas pelo desmatamento, os efeitos do aquecimento global, pela pecuária e pastoreio, e a recente chegada do fungo "Batrachochytrium dendrobatidis," causa de extinção de rãs, no Equador e Peru.


Fonte: Europa Press

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...