sábado, 7 de março de 2009

Domesticação de cavalos ocorreu há 5.500 anos no Cazaquistão, diz pesquisa

Égua é ordenhada em aldeia no norte do Cazaquistão, região em que a cultura Botai floresceu usando cavalos como bestas de carga

As pessoas e os cavalos têm viajado juntos por pelo menos 5.500 anos.

Um estudo na revista "Science" relata que a cultura Botai, que habitava a região do Cazaquistão, usava cavalos como bestas de carga e como fonte de carne e leite cerca de mil anos antes do que se acreditava.

As evidências foram achadas pela equipe do arqueólogo Alan Outram, da Universidade de Exeter (Reino Unido).


Segundo pré-molar inferior de um dos cavalos Botai: Desgaste do tipo causado por rédeas presas a boca.


Já se sabia que a domesticação de cães data de 15 mil anos atrás. 'Isto é importante porque muda a nossa compreensão de como estas primeiras sociedades se desenvolveram', afirmou Outram.

A domesticação dos cavalos tinha papel no transporte, na comunicação, na agricultura e na guerra. Na opinião do antropólogo David Anthony, do Hartwick College, de Oneonta (EUA) --que não participou da pesquisa--, porém, a introdução da montaria é que foi mais importante.

Cientistas concluíram que os cavalos achados no Cazaquistão eram domesticados por causa de marcas nos maxilares dos animais. Seus dentes tinham desgaste do tipo causado por rédeas presas a suas bocas.

O novo transporte permitiu que as estepes da Europa e da Ásia, antes uma barreira geográfica, passassem a ser usadas como corredores de comunicação.


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...