segunda-feira, 23 de março de 2009

ENCONTRADA UMA NOVA ESPÉCIE DE RAIA


Cientistas descobriram uma nova espécie de raia. A nova espécie foi chamada de raia águia pintada devido as numerosas pintas brancas aneladas no seu corpo.

Se acredita que a raia águia pintada é uma espécie de peixe encontrada em todo o mundo, em águas rasas tropicais, incluindo o Oceano Índico, o Pacífico e a costa oeste do Golfo do México.

A raia tem uma cauda peçonhenta, mas não é agressiva e se alimenta de moluscos. O peixe tem numerosas manchas brancas aneladas no corpo e uma cabeça projetada. Ela pode pesar até 500 quilos e medir 3 metros de envergadura.


Esta descoberta foi feita por uma equipe de cientistas marinhos da Fundação Save Our Seas Shark Center, e do Instituto Nacional Coral Reef Nova Southeastern da Universidade da Flórida, E.U.A..

No passado, a raia foi classificada em seu aspecto físico. Mas a utilização de novas técnicas de DNA, descobriu que a raia na realidade, compõe pelo menos duas, e possivelmente mais subespécies.

As diferentes espécies, têm um aspecto semelhante, mas diferenças genéticas que determinam como as raias evoluiram e se espalharam em diferentes partes do mundo.

Os pesquisadores começarão agora a identificar oficialmente e a nomear as espécies novas. Os resultados publicados no Journal of Heredity têm implicações de conservação significantes para a sobrevivência de todas as espécies novas.

No momento a raia águia pintada já está listada como uma espécie ameaçada e vulnerável devido à sua baixa taxa reprodutiva.

No entanto Mahmood Shivji da Fundação Save Our Seas Shark Center, disse que as espécies diferentes serão ainda mais vulneráveis.

Ele disse: "Essas listas são baseadas na designação global das raias como uma única espécie, em função do que descobrimos sobre a sua distribuição, cada uma das espécies pode estar muito mais ameaçada regionalmente do que se pensava anteriormente.

"Aclarar incertezas em torno do número de espécies, e suas distribuições exatas e tamanho da população, é imprescindível para orientar os esforços de conservação e de gestão".

Para obter mais informações sobre o ambiente marinho e de novas espécies descobertas visite www.saveourseas.com

Fonte: Telegraph

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...