segunda-feira, 30 de março de 2009

Luzes no céu e explosões assustam moradores da costa leste dos E.U.A.


Uma bola de fogo, seguida por uma explosão alta, foi relatada na noite de domingo na costa leste dos E.U.A., e pode ter havido mais de uma. As testemunhas oculares devem relatar as observações à Sociedade Americana de Meteoros em www.amsmeteors.org/firebal/report.html.

Com bons relatórios - o que significa que as testemunhas oculares determinem o sentido do curso e a altura da bola de fogo acima do horizonte, em comparação com constelações ou mesmo edifícios e linha das árvores - os cientistas podem determinar a trajetória do objeto e onde pode ter caído.

O fato de os ruídos altos terem sido ouvidos de um a dois minutos, depois que a luz brilhante foi vista, prova que o meteorito pode ter alcançado a terra, disse Alan MacRobert, editor da revista Sky and Telescope magazine.

Aquelas explosões, ou boons sônicos, significam que o meteoro penetrou profundamente na atmosfera, disse. Embora nao seja definitivo que o meteorito alcançou a terra, o ruído é um bom diagnóstico, disse MacRobert.

Ele pediu para as testemunhas oculares informarem o que viram, pois desse modo os cientistas podem predizer onde procurar o meteorito no chão.

Kent Blackwell, um astrônomo amador, observava o céu em Pungo, quando a explosão ocorreu. "Este meteoro verde brilhante era provavelmente duas ou três vezes mais brilhante do que a Lua cheia, " disse Blackwell. "Então ficou laranja com um núcleo branco e desapareceu."

Um a dois minutos mais tarde, um ruído alto de baixa frequência agitou as casas em Norfolk e Virginia Beach. "Era um burburinho muito sinistro, de baixa frequência", disse Robert Hitt, diretor do planetario d Chesapeake, que vive na área de Acredale em Virginia Beach. "O som era completamente diferente do de um trovão."

Uma pessoa relatou a visão de um flash brilhante de luz as 2:30 hs, quando viajava entre a cidade de Elizabeth e Virginia Beach, mas a maioria dos relatórios coloca a bola de fogo e o ruído em torno de 21:50 hs.

O site spaceweather.com disse que a bola de fogo foi vista de Maryland até a Carolina do Norte. Mark Ost de Pungo, que estava observando o céu com Blackwell, postou este relato: "A bola de fogo estava a aproximadamente 36 a 40 graus sobre o horizonte, com uma velocidade de som de 600 mph, eu calculei a distância em 20 a 30 milhas." Blackwell disse que o meteoro ia na direção norte-nordeste entre as constelações da Ursa e Ursa Maior.

"Venho observando o céu a mais de 40 anos, mas nunca vi um meteoro tão brilhante", disse ele. "Foi absolutamente espetacular!"

"Essa trajetória pode significar que o meteorito, se houve algum, caiu no oceano", disse Blackwell, "o que seria decepcionante". "Diabos, eu gostaria que tivesse caído no meu caminho!" disse ele.


Fonte: Pilot Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...