quarta-feira, 18 de março de 2009

Pergaminhos do Mar Morto foram feitos pelos saduceus, alega uma acadêmica



Os Pergaminhos do Mar Morto foram feitos pelos saduceus, uma casta sacerdotal banida do Templo de Jerusalém, pelo menos é o que alega uma acadêmica .

Por mais de seis décadas estudiosos acreditam que a origem dos pergaminhos está em uma seita judaica diferente, de ascetas e celibatários, chamada Essênios.

A seita teria existido no século 1, em montanhas na Palestina, e suas práticas religiosas registradas em pergaminhos.

Mas Rachel Elior, uma proeminente professora de filosofia judaica na Universidade Hebraica de Jerusalém, afirma que os 930 pergaminhos foram escritos pelos saduceus, um grupo de sacerdotes que viviam em Jerusalém, e que os essênios nunca existiram, seriam uma invenção de Flavio Josephus, um historiador judeu-romanizado.

Elior alega que Josephus, um antigo sacerdote judeu que escreveu a história judaica enquanto era mantido prisioneiro em Roma, queria explicar para os romanos que os judeus não eram todos perdedores e traidores, que havia muitos judeus excepcionais, de devoção religiosa e heroísmo.

Ela acrescenta: "Ele provavelmente foi inspirado pelos espartanos. Para os romanos, os espartanos representavam os mais altos ideais do comportamento humano, e Josephus quis retratar judeus que eram como os espartanos nos seus ideais e virtuosismo."

"Não faz sentido você ter milhares de pessoas contra a lei judaica e não mencioná-las em qualquer um dos textos judaicos e fontes desse período."

Os pergaminhos foram encontrados por um pastor em uma caverna em Qumran, no Mar Morto, em 1947 e são um dos mais importantes achados arqueológicos do século XX.

Alguns estudiosos acreditam que os Essênios influenciaram o emergente cristianismo, e sugerem que João Batista e Jesus poderiam ter tido conhecimento deles.

Mas a professora Elior afirma que os pergaminhos mostram práticas dos sacerdotes descendentes de Zadok, o primeiro sumo sacerdote de Jerusalém após a conquista da cidade pelos israelitas centenas de anos antes.

Ela alega que os saduceus posteriormente levaram os pergaminhos para Qumran.

Ela disse ao Time: "Eu acredito que qualquer estudioso sério realmente não pode deixar de admitir que a lei refletida nos pergaminhos é uma lei dos Saduceus. Os Essênios são apenas uma invenção literária de uma sociedade utópica que vivia uma vida mais benevolente e casta ".

Mas Hanan Eshel, professor da Universidade Bar-Ilan, em Tel Aviv, disse ao jornal Haaretz: "Quase setenta estudiosos aceitam a afirmação de que grupos Essênios viveram em Qumran".


Fonte: Telegraph/Time

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...