O segredo da Aurora Boreal, um dos maiores espetáculos do mundo natural, foi descoberto pelos cientistas. As fantasmagóricas luzes que iluminam o céu do Ártico inspiraram mitos, e cativaram espectadores por séculos, mas agora investigadores descobriram como elas são criadas.
As luzes do norte, também conhecidas como Aurora Borealis, são geradas quando tornados elétricos entram em contato com a ionosfera, uma das camadas superiores da atmosfera.
Elas se juntam a 40.000 milhas acima da superfície do planeta, liberando redemoinhos de vento quando se desestabilizam pela força da sua própria carga elétrica.
Os astrônomos já sabiam que as luzes são criadas quando os fluxos de partículas solares - conhecidos como ventos solares - entram em contato com o campo magnético da Terra.
Mas uma equipe, incluindo o professor Karl-Heinz Glassmeier do Instituto de Geofísica e Física extraterrestre em Braunschweig, Alemanha, agora estabeleceu como as partículas solares são capturadas sobre o planeta.
Os pesquisadores usaram cinco satélites da NASA, como parte do programa Themis de controle das Luzes do Norte - e seu equivalente no pólo sul - para produzir as primeiras imagens destes tornados, e debateram as suas conclusões na última reunião de Geociências da União Europeia em Viena na semana passada.
Fonte: Telegraph
Nenhum comentário:
Postar um comentário