terça-feira, 5 de maio de 2009

Famoso busto da rainha Nefertiti pode ser uma fraude, diz historiador


Um pesquisador suíço achou sinais de que se trata de uma réplica do século XX produzida por arqueólogo para testar tintas antigas.

O busto da rainha egípcia Nefertiti, exposto no Berlin Altes Museum e datado do século XIV a.C., na verdade é uma cópia de 1912, feita para testar pigmentos usados pelos antigos egípcios, afirma o historiador de arte suíço Henri Stierlin.

Segundo Stierlin, que é autor de dezenas de livros sobre o Egito, o Oriente Médio e o antigo Islã, a obra foi feita seguindo as ordens do arqueólogo alemão Ludwig Borchardt, durante escavações, pela mão do artista Gerardt Marks. "Parece cada vez mais improvável que o busto seja original", afirma Stierlin.

De acordo com o historiador suíço, a ideia era fazer um teste de cores com pigmentos antigos achados durante as escavações. Mas a cópia foi confundida com uma obra original por um príncipe alemão, e o arqueólogo Borchardt não teve coragem de contar a verdade a seus visitantes.

Entre os sinais de que se trata de uma reprodução moderna esta a falta do olho esquerdo, os egípcios nunca deixavam estátuas incompletas desse jeito.

Ele também disse que os ombros foram cortados verticalmente, no estilo praticado no século 19, enquanto os "egípcios cortavam os ombros horizontalmente" e que tem acentuadas caracteristicas que recordam a Art Nouveau, e o fato de que o busto não figura nos artigos científicos publicados sobre a escavação.

É cientificamente impossível determinar a data do busto porque foi feito de pedra coberta de gesso, disse ele. "Os pigmentos, podem ser datados, e são realmente antigos", acrescentou.


Fonte: G1/9 News


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...