sábado, 4 de julho de 2009

O Sudário de Turin é um auto-retrato de Leonardo da Vinci?



Ele foi o último homem da Renascença - estudou anatomia, desenhou um helicóptero rudimentar e criou algumas das mais admiradas pinturas da época.

Mas Leonardo da Vinci, poderia também ter criado a maior falsificação da história da arte ?

Essa é a sugestão de uma perita, que afirma que Leonardo foi responsável pela falsificação do Sudário de Turin.

A relíquia tem inspirado gerações de peregrinos que visitam Turin para ver o que eles acreditam ser o rosto de Jesus crucificado.

Mas ela também tem provocado uma amarga controvérsia, após cientistas terem constatado, com carbono 14, que é datada da Idade Média.



Agora uma artista americana entrou na briga, apresentando a sua própria teoria sobre a sua origem.

Lillian Schwartz, uma consultora gráfica na Escola de Artes Visuais de Nova Iorque, alega que a imagem é um auto-retrato de Leonardo, que foi feito utilizando uma técnica fotográfica rudimentar.

Usando um computador para escanear o Sudário de Turin, ela descobriu que a face no sudário é um auto-retrato de Leonardo da Vinci.

Schwartz ficou conhecida na década de 1980 quando fez medições detalhadas da Mona Lisa de Leonardo, e descobriu que era um auto-retrato.

Para seu espanto, as duas faces ficaram perfeitamente alinhadas, levando-a a sugerir que ele usou um auto-retrato como um modelo para a pintura.

No início deste ano, ela utilizou a mesma técnica para comparar um auto-retrato de Leonardo com o Sudário de Turin.



"Combinou". "Estou animada com isso, "disse ela. "Não há dúvida em minha mente de que as proporções que Leonardo usava foram utilizadas na elaboração deste rosto no Sudário."

De acordo com um documentário do Canal Cinco que foi exibido na quarta-feira, Leonardo queimou suas características faciais no Sudário com uma escultura de seu rosto e um dispositivo fotográfico chamado "câmara escura".

Ele teria pendurado o tecido numa moldura em uma sala escura, revestido com uma substância para torná-lo sensível à luz, assim como nos filmes fotográficos.

Quando os raios do Sol, passaram por uma lente em uma das paredes, um modelo 3D de Leonardo teria sido projetado no material, criando uma imagem permanente.

O investigador do sudário Lynn Picknett disse: "É assustador, é de cair o queixo".

"O falsificador do sudário tinha de ser um herege. Ele tinha que ter uma compreensão de anatomia, e ele tinha que ter a seu alcance uma tecnologia que enganaria todos até o século 20. "

O programa assinala que Leonardo era fascinado com equipamentos ópticos e os seus cadernos contêm um dos primeiros desenhos de uma câmera escura.

Picknett acrescentou: "Se Leonardo tivesse conhecimento que 500 anos depois de morto, gerações de peregrinos ainda veneram a imagem, eu acho que ele teria rido bastante."

Embora o Sudário de Turim continue a ser uma atração popular, a maioria das pessoas já admite que é uma farsa.

O radiocarbono feito em 1988 revelou que o pano foi feito entre 1260 e 1390. No entanto, a própria imagem não foi datada pelo carbono.

Mas o Professor John Jackson, diretor do Centro Sudário de Turin, no Colorado, acredita que os registros do sudário, desde o momento da crucificação de Jesus, derruba a hipótese de Leonardo. "Baseia-se numa sabedoria científica e histórica muito pobre", disse ele.

"O registro mais antigo conhecido do sudário aparece em um medalhão comemorativo de meados do século 14, em exposição no Museu Cluny de Paris", ele acrescentou.

"Claramente mostra clérigos segurando o sudário, e é datado de cerca de 100 anos antes do nascimento de Leonardo.

"Não há provas de que Leonardo estava envolvido com o sudário".

O professor acredita que a datação radiocarbônica do sudário estava errada, porque a amostra foi contaminada.





Fonte: Daily Mail



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