Conspirações sustentam que o presidente Obama não tem o direito de ser presidente dos EUA porque ele é "estrangeiro".
A Constituição dos EUA determina que para ser presidente, é necessário que o candidato tenha nascido em solo americano. Obama nasceu no Havaí em 4 de agosto de 1961, dois anos depois de o arquipélago se tornar o 50º Estado do país.
No entanto, desde que iniciou sua campanha à presidência, circularam boatos de que ele não seria cidadão natural dos EUA.
O pequeno Barack Obama
A Casa Branca tem publicado cópias da certidão de nascimento de Obama - um resumo impresso de seu nascimento, incluindo o nome do centro médico em Honolulu, Havaí, onde nasceu.
Mas os conspiradores consideram suspeita a ausência de uma fotocópia do seu registro de nascimento original.
- Isso tudo poderia ser resolvido em um minuto se o presidente apresentar uma certidão de nascimento válida - diz George Gordon Liddy, executor da invasão do edifício Watergate, ordenada por Nixon.
- O Senhor Obama deve fazer mais para afastar as alegações - disse ele em seu programa de rádio - uma mistura de notícias e opinião - na semana passada.
No entanto, algumas pessoas consideram essas teorias infundadas, principalmente para o atual momento em que vive os EUA.
- Temos sérias questões agora. Temos problemas na economia e milhões de pessoas fora do trabalho - disse Steven Collins. - É tão ridículo que estamos perdendo tempo com esse assunto. Ele é um americano? Vamos lá!.
Segundo Collins, muitas pessoas neste país ainda não aceitam o fato de que uma brilhante Africano-Americano ser o comandante do país, e eles estão procurando maneiras de reduzir a grandeza de uma pessoa que está servindo à nação."
- Em vez de tentar descobrir o que realmente está acontecendo ao seu país, as coisas terríveis que estão acontecendo ao seu país economicamente, essas pessoas preferiam abraçar teorias conspiratórias - diz Joe Scarborough, um ex-congressista republicano.
Fonte: JB
Nenhum comentário:
Postar um comentário