Pesquisadores americanos informaram que obtiveram uma inibição às células cangerígenas após realizarem testes com ratos-toupeira-pelados, um tipo de mamífero roedor.
Conforme cientistas da Universidade de Rochester, em Nova York, se os resultados do estudo forem estimulados em seres humanos, o crescimento de tumores poderia ser interrompido. As informações são do site New Scientist.
Andrei Seluanov e Vera Gorbunova descobriram que uma solução diluída de células retiradas da pele destas toupeiras começou a proliferar, mas parou quando algumas células atingiram densidade relativamente baixa.
Esta "inibição de contato", segundo os especialistas, "também é utilizada por células humanas para inibir o crescimento". No entanto, o câncer é capaz de driblar este mecanismo, mantendo o crescimento celular.
Os pesquisadores descobriram ainda que a inibição de contato em toupeiras é controlada por dois genes - p16 e p17 -, enquanto nos seres humanos somente a p27 realiza este trabalho.
"Os ratos-toupeira-pelados têm uma barreira adicional na forma de progressão do tumor", disse Seluanov, que apresentou os resultados do estudo em uma reunião em Cambridge, no Reino Unido.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário