segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Bebê-mamute começa tour mundial em museu dos EUA


Três anos depois de ser descoberta praticamente intacta no solo congelado da Sibéria, Lyuba, uma pequena fêmea de mamute, vai começar um tour mundial sendo exibida no Museu Field, em Chicago.

O estado de preservação do filhote é tão perfeito que até restos do leite de sua mãe foram achados em seu estômago.

Lyuba deixará seu "lar" russo para ser a estrela da mostra de mamutes e mastodontes do Museu Field. A exibição começa no dia 5 de março do ano que vem e vai até 6 de setembro.

"É difícil evitar um maravilhamento visceral ao observar um espécime como Lyuba, e a mostra, como um todo, revela como estamos chegando perto de saber exatamente como eram essas animais", declarou o curador-chefe Daniel Fisher, professor de geologia da Universidade de Michigan e membro da equipe internacional que está estudando os restos do paquiderme.

Lyuba, que tinha cerca de um mês de vida quando morreu afogada num rio de leito lodoso há 40 mil anos, já ensinou muita coisa sobre os mamutes aos pesquisadores, trazendo informações difíceis de extrair de fósseis e restos não tão preservados.


Gordurinha


"Não tínhamos ideia de que os mamutes jovens possuíam uma estrutura especializada de gordura marrom na parte de trás da cabeça", explicou o pesquisador.

Essa corcova funcionava como uma espécie de fornalha, mantendo elevada a temperatura corporal quando o frio era mais intenso. Isso sugere que os mamutes normalmente nasciam no começo da primavera.

Lyuba parece ter morrido sem problemas de saúde, e os pesquisadores acharam sedimentos e lama em sua boca, tromba e garganta. São pistas de que ela teria morrido sufocada ao tentar se livrar de um ambiente cheio de lodo.


Fonte: Folha Online



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...