As cavernas tem mais de três quilômetros de tunéis com câmaras largas e becos sem saída.
A pedreira abandonada na ilha grega de Creta, que está repleta de uma elaborada rede de túneis subterrâneos poderia ser o local original do antigo labirinto mítico que abrigava o Minotauro, um ser meio homem e meio-touro, da lenda grega.
A equipe de arqueólogos da Universidade de Oxford
"As pessoas não vêm apenas para ver as controversas ruínas escavadas e reconstruídas por Evans, mas também para procurar uma conexão com o passado mítico da Era dos Heróis. É uma pena que quase todos os visitantes de Cnossos nunca ouviu falar desses outros possíveis locais para o labirinto mítico ", disse Howarth.
Ilustração de 1821 mostra o labirinto de Gortyn
As cavernas, conhecidas localmente como as Grutas do Labirinto, são constituídas por cerca de três quilômetros e meio de túneis interligados com câmaras largas e becos sem saída.
"Dentro do labirinto de Cavernas de Gortyn é fácil sentir que este é um lugar escuro e perigoso onde é fácil de se perder. A hipótese de Evans de que o palácio de Cnossos é o labirinto deve ser tratada com ceticismo", disse Howarth.
"O fato de que essa ideia prevalece tão fortemente no imaginário popular parece ter mais a ver com o nosso anseio romântico para acreditar nas histórias do passado, juntamente com a força da personalidade de Evans e posição privilegiada", disse ele.
Além de Cnossos e Gortyn, existe um terceiro complexo de cavernas em Skotino no continente grego que também poderia ser um candidato para o lugar do Labirinto.
"Se olharmos para os fatos arqueológicos, é extremamente difícil dizer que um labirinto jamais existiu... acho que cada local alega ter seu labirinto misterioso, mas, no final, há questões que nem a arqueologia, nem a mitologia responderão completamente", disse Howarth.
Andrew Shapland, curador da Idade do Bronze Grega no British Museum, em Londres, disse que a localização do labirinto era uma questão antiga que se recusava a ir embora. Gortyn foi visitada por viajantes que procuram o Labirinto desde o século 12.
"Eu penso que Cnossos realmente tem um argumento melhor, porque é baseado na tradição clássica e não na tradição posterior dos viajantes", disse o Dr. Shapland. "Cnossos é mencionada em Homero. Se o labirinto é uma coisa real, essa foi a maneira de um lugar como Cnossos ser transmitido no mito grego posterior."
Fonte: The Independent
tradução Carlos de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário