segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Encontram em Creta o lugar onde estaria o labirinto original do Minotauro

Teseu matando o Minotauro


As cavernas tem mais de três quilômetros de tunéis com câmaras largas e becos sem saída.

A pedreira abandonada na ilha grega de Creta, que está repleta de uma elaborada rede de túneis subterrâneos poderia ser o local original do antigo labirinto mítico que abrigava o Minotauro, um ser meio homem e meio-touro, da lenda grega.

Uma equipe anglo-grega de estudiosos que empreendeu uma expedição à pedreira neste verão, acredita que o local, perto da cidade de Gortyn no sul da ilha, tem tanto crédito para ser o lugar do labirinto como o palácio de Minos em Cnossos a 32 quilômetros de distância ao norte, e que tem sido sinônimo do mito do Minotauro, desde a sua escavação há um século atrás.

As 600.000 pessoas por ano que visitam as ruínas de Cnossos é dito que o lugar foi quase certamente o lar do lendário rei Minos, que teria construído o labirinto para abrigar o Minotauro, uma criatura temível nascida de uma união entre a esposa do rei e um touro.

Mas os estudiosos da mais recente expedição para encontrar o Labirinto acreditam que o complexo de cavernas perto de Gortyn, que era a capital romana da ilha de Creta, poderia ser uma candidata igualmente plausível para o local do Labirinto - se é que há alguma verdade na ideia de que o mito foi baseado em um lugar real e um rei verdadeiro.

Nicholas Howarth, um geógrafo da Universidade de Oxford, que liderou a expedição, disse que havia o perigo de Gortyn se perder na história do Labirinto devido a poderosa posição que Cnossos adquiriu na lenda, uma posição fomentada por Arthur Evans, um rico arqueólogo inglês que escavou o local entre 1900 e 1935.

A equipe de arqueólogos da Universidade de Oxford


"As pessoas não vêm apenas para ver as controversas ruínas escavadas e reconstruídas por Evans, mas também para procurar uma conexão com o passado mítico da Era dos Heróis. É uma pena que quase todos os visitantes de Cnossos nunca ouviu falar desses outros possíveis locais para o labirinto mítico ", disse Howarth.

Trabalhando com especialistas da Hellenic Speleological Society, os investigadores de Oxford descobriram que o complexo de cavernas de Gortyn tinha sido visitado recentemente por ladrões de peças arqueológicas que estavam se preparando para dinamitar uma das câmaras internas, na esperança de descobrir uma sala do tesouro escondido.

Ilustração de 1821 mostra o labirinto de Gortyn


As cavernas, conhecidas localmente como as Grutas do Labirinto, são constituídas por cerca de três quilômetros e meio de túneis interligados com câmaras largas e becos sem saída.

Elas foram visitadas desde os tempos medievais por viajantes que procuram o labirinto, mas desde que Cnossos foi redescoberta no final do século 19, foram negligenciadas, e até mesmo usadas como um depósito de munições nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

"Dentro do labirinto de Cavernas de Gortyn é fácil sentir que este é um lugar escuro e perigoso onde é fácil de se perder. A hipótese de Evans de que o palácio de Cnossos é o labirinto deve ser tratada com ceticismo", disse Howarth.

O Labirinto de Gortyn


"O fato de que essa ideia prevalece tão fortemente no imaginário popular parece ter mais a ver com o nosso anseio romântico para acreditar nas histórias do passado, juntamente com a força da personalidade de Evans e posição privilegiada", disse ele.

Além de Cnossos e Gortyn, existe um terceiro complexo de cavernas em Skotino no continente grego que também poderia ser um candidato para o lugar do Labirinto.

"Se olharmos para os fatos arqueológicos, é extremamente difícil dizer que um labirinto jamais existiu... acho que cada local alega ter seu labirinto misterioso, mas, no final, há questões que nem a arqueologia, nem a mitologia responderão completamente", disse Howarth.

Andrew Shapland, curador da Idade do Bronze Grega no British Museum, em Londres, disse que a localização do labirinto era uma questão antiga que se recusava a ir embora. Gortyn foi visitada por viajantes que procuram o Labirinto desde o século 12.

"Eu penso que Cnossos realmente tem um argumento melhor, porque é baseado na tradição clássica e não na tradição posterior dos viajantes", disse o Dr. Shapland. "Cnossos é mencionada em Homero. Se o labirinto é uma coisa real, essa foi a maneira de um lugar como Cnossos ser transmitido no mito grego posterior."



Fonte: The Independent



tradução Carlos de Castro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...